O Capixabão 2018 já teve seu início e neste sábado (03) será realizada a terceira rodada. Em entrevista à agência RadioWeb, em parceira com a CBF, o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo, Gustavo Oliveira Vieira, falou sobre o Campeonato Capixaba, a principal competição da entidade.
– Todos os campeonatos estaduais são importantíssimos no calendário nacional, período em que a grande maioria dos clubes estão em atividade durante este período. Além disso, pode gerar uma série de empregos para milhares de atletas, técnicos e membros de comissões técnicas. No Espírito Santo, o Estadual é a principal competição do nosso calendário. Uma competição classificatória para competições nacionais, então torna nosso estadual bastante movimentado – disse Gustavo.
O dirigente também comentou sobre o formato da competição. Segundo ele, uma fórmula simples e objetiva, que o torna mais disputado. O objetivo da Federação é avaliar a aceitação do público com o novo formato em 2018:
– São 10 clubes que se enfrentam em turno único e se classificam para a segunda fase. Os quatro melhores colocados se enfrentam em um cruzamento na segunda fase e os dois vencedores fazem a final em jogos de ida e volta. Nós começamos com essa fórmula no ano passado, mas, infelizmente, houve um ponto fora da curva que foi a paralisação por parte da Polícia Militar que nos fez parar durante 45 dias. Então, o campeonato está sendo testado esse ano e veremos se de fato é uma melhor forma de disputa. E também o calendário esta exigindo que você faça um campeonato com um número menor de datas – explicou Oliveira.
No Capixabão 2018, o campeão, além da glória do título de campeão estadual, também ganha uma vaga na Copa do Brasil e na Série D de 2019. Além disso, o Espírito Santo possui um representante na Copa Verde de 2018.
– Nosso campeão vai nos representar tanto na Copa do Brasil quanto no Brasileiro Série D de 2019. A Copa Verde vem ganhando mais espaço no calendário, os clubes estão se preparando cada vez mais para disputar, parece que agora vale uma vaga em uma fase mais avançada da Copa do Brasil e isso motiva as equipes. Ano passado foi muito legal essa ação feita pela CBF, a troca de pets por ingresso, na questão de sustentabilidade, de carbono zero, inclusive em nosso campeonato faremos ações de coleta coletiva que dá uma boa entrega para os patrocinadores e um movimento muito bom para o público – finalizou.