terça-feira, 7 outubro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Concurso PC SP: Como é o exame médico?

31/01/2018
in Concursos

A etapa dos exames médicos nos concursos públicos sempre preocupa os candidatos, principalmente em certames da área policial. Se você vai já está se preparando para o novo concurso público da Polícia Civil de São Paulo (PC SP), saiba como será o exame médico e aproveite para focar sua atenção nos estudos!

»Estude  para o Concurso PC SP 

Como é o exame médico do concurso PC SP?

Geralmente são solicitados apenas os exames de hemograma completo (ureia, glicose e creatinina), eletrocardiograma com laudo, exame de urina (EAS) e raios-X do tórax.

No momento de entrega dos exames, o candidato é atendido por um médico. O referido profissional faz algumas perguntas simples, além de verificar a pressão arterial do cada candidato.

Caso o médico encontre problemas nos resultados dos exames, o candidato será avisado e será pedido um laudo médico mais detalhado para entrega posterior, na abertura dos recursos.

É necessário ainda que o candidato apresente ao médico um laudo de aptidão física e mental de capacidade laboral, necessário para o exercício do cargo.

Vale ressaltar que o número de reprovados no exame médico é insignificante. Portanto, a não ser que você possua algum problema sério de saúde, não terá muito com que se preocupar.

O que é avaliado no exame médico geral?

Os exames gerais mais comuns envolvem os seguintes testes:

♦ Exame Clínico Geral: será avaliado peso, altura, relação peso-altura através do índice de massa corpórea (IMC). O candidato deverá estar entre 18 e 25, com circunferência abdominal de no máximo 102 cm. Frequência cardíaca, frequência respiratória, pulsos periféricos, pressão arterial, presença de cianose (central ou periférica), presença de palidez cutâneo-mucosa (anemias), icterícias. Serão realizadas inspeções gerais e específicas; sendo avaliados os sistemas: vascular, osteo-muscular, cardio-respiratório, digestivo, pele e anexos, genito-urinário, neurológico, endócrino e cabeça/pescoço;

♦ Exame Odontológico: ser portador de 20 (vinte) dentes naturais ou artificiais, no mínimo. Nestes 20 (vinte) dentes é obrigatória a existência de 4 (quatro) caninos e dos incisivos superiores e 8 (oito) inferiores restantes, pré-molares ou molares, que devem ter seus correspondentes antagônicos; Quando os dentes forem naturais: deverão ser hígidos ou estarem restaurados com material restaurador definitivo, não ser portador de cáries, periodontopatias, raízes residuais, fístulas ou lesões dos tecidos moles; não ter prognatismo (maxilar ou mandibular); não ter micrognatismo; não ter mordida aberta anterior e posterior; não ter mordida profunda; não ter cruzamento dos elementos dentais; não ter disfunção da articulação temporomandibular (ATM);

♦ Exame Oftalmológico: será observada a escala de snellen na acuidade visual:

– Sem correção: serão considerados aptos os candidatos com visão mínima de 0,7 (zero vírgula sete) grau em cada olho separadamente ou apresentar visão 1,0 (um) em um olho e no outro no mínimo 0,5 (meio);

– Com correção: serão considerados aptos os candidatos com visão igual a 1,0 (um) em cada olho separadamente com a correção máxima de 1,5 (um e meio) dioptrias esférica ou cilíndrica;

– Observações: nas ametropias mistas será levado em conta seu equivalente esférico; os candidatos deverão comparecer ao exame com as lentes dos óculos atualizadas, não sendo permitido o exame com lente de contato; as patologias oculares serão analisadas individualmente de acordo com o critério médico especializado.

♦ Tatuagens: os candidatos que ostentarem tatuagem serão submetidos à avaliação, na qual serão observados:

– A tatuagem não poderá atentar contra a moral e os bons costumes;

– Deverá ser de pequenas dimensões, sendo vedado cobrir regiões ou membros do corpo em sua totalidade, e em particular região cervical, face, antebraços, mãos e pernas;

– Não poderá estar em regiões visíveis quando da utilização de uniforme de treinamento físico.

Posso ser eliminado em concurso público por possuir uma tatuagem?

Em princípio não, porque o uso de tatuagem já faz parte da nossa cultura. Isso não oferece uma justificativa razoável à eliminação do candidato. Menos ainda motiva a eliminação se a tatuagem estiver coberta pelo vestuário.

Mas as tatuagens não podem também fugir da normalidade. Uma tatuagem no rosto, por exemplo, poderá gerar uma eliminação.

Concurso PC SP

O novo concurso público da Polícia Civil de São Paulo (PC SP) já está autorizado e a previsão é de que o edital deva ser divulgado ainda no primeiro semestre de 2018! Conheça todos os detalhes do concurso aqui!

O certame terá oferta de 2.750 vagas, distribuídas entre cargos de ensino médio e superior com salários de até R$ 10 mil!

Portanto se você sonha em fazer parta da Polícia Civil de São Paulo é melhor dar início aos estudos hoje mesmo!

»Estude  para o Concurso PC SP

Fonte: www.novaconcursos.com.br/portal/noticias/concurso-pc-sp-como-e-o-exame-medico-2018-01

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.