segunda-feira, 1 dezembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Entenda por que a Sesacre optou pelo modelo de Organizações Sociais de Saúde no Huerb « Acre

31/01/2018
in Acre

Criadas pela Lei nº 9.637 de 15 de maio de 1998, as Organizações Sociais de Saúde (OSS), instituições privadas, sem fins lucrativos, atuam em parceria público-privada para gerenciar serviços de saúde oferecidos pelo Estado com o objetivo de oferecer mais qualidade e eficiência no serviço para a população.

Algumas vantagens do modelo são facilmente identificadas. A administração de uma unidade de saúde, por exemplo, necessita de uma gestão eficaz que garanta qualidade, produtividade, excelência no atendimento e no uso dos recursos financeiros, humanos e materiais.

Como as Organizações Sociais de Saúde não são submetidas às normas que regulam a gestão de recursos, orçamento e finanças, compras e contratos da administração pública, consegue fugir dos ritos burocráticos que tanto dificultam a boa gestão no serviço público.

imagem31-01-2018-17-01-41

No novo modelo, Estado abre mão apenas da administração da unidade de saúde (Foto: Arquivo Secom)

É importante ressaltar que na gestão compartilhada, o Estado abre mão apenas da administração da unidade de saúde. A administração pública define em contrato as metas que devem ser alcançadas pela gestão da unidade de saúde. Caso a OSS não cumpra essas metas, o repasse financeiro é suspenso ou reduzido.

As Organizações Sociais precisam prestar contas por meio de relatórios gerenciais com dados de atendimentos, investimentos, melhorias, entre outros indicadores financeiros, de qualidade e produtividade para a Secretaria Estadual de Saúde.

No Acre, se inicia um processo de discussão para a implantação de uma gestão compartilhada no Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb).

Rui Arruda, secretário adjunto de Planejamento e Gestão da Sesacre, explica a iniciativa. “Com o objetivo de melhorar cada vez a qualidade dos serviços em saúde, fomos conhecer experiências desse tipo de gestão compartilhada. Estivemos em Goiás, onde existem os melhores resultados desse tipo de parceria.”

Arruda esclarece ainda que a possibilidade ainda está sendo estudada, e rechaça algumas informações equivocas. “O primeiro ponto é que não é uma terceirização. Caso aconteça, o Huerb continua sendo do governo, atendendo pelo SUS, com toda a população tendo acesso de forma gratuita. Apenas a gestão da unidade passa para a OSS.”

O secretário adjunto de Saúde também menciona as especulações sobre os servidores públicos que prestam serviço no hospital. “Caso a gente opte por essa alternativa, os funcionários não terão nenhum tipo de prejuízo. Os que são de carreira vão continuar exercendo suas funções, sem perda de nenhum benefício”, enfatiza.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/entenda-por-que-a-sesacre-optou-pelo-modelo-de-organizacoes-sociais-de-saude-no-huerb

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.