domingo, 14 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Vasco volta ao Chile 70 anos depois do título do Campeonato Sul-Americano

31/01/2018
in Vasco da Gama

O Chile será o início do caminho do Vasco de volta à Libertadores. Mas há 70 anos, no mesmo país, o clube escrevia de forma vitoriosa seu capítulo inicial na competição. Ou na sua precursora. Em 1948, aquele que ficou conhecido como o Expresso da Vitória foi o primeiro time brasileiro a ser campeão fora do país, vencendo o Torneio de Clubes Campeões Sul-Americanos, todo ele disputado no Estádio Nacional de Santiago.

O Vasco foi convidado pelo Colo-Colo, organizador do torneio, para ser o representante brasileiro. Isso porque o Expresso era a base da seleção carioca tetracampeã de seleções estaduais. Além disso, tinha em seu elenco sete jogadores da seleção brasileira que dois anos depois disputaria a Copa do Mundo. Além de Colo-Colo e Vasco, o torneio tinha o River Plate de Di Stefano, time conhecido como La Maquina, Nacional do Uruguai, Emelec do Equador, Litoral da Bolívia e Municipal do Peru. Todos se enfrentaram em turno único.

– O grande favorito era o River Plate, que inclusive era outro organizador do campeonato. O Vasco era considerado um representante de segundo escalão, junto com o Colo-Colo, e o Nacional do Uruguai. Esses três ficavam num plano um pouco abaixo. O River Plate era o grande time da América do Sul no momento – conta o pesquisador Alexandre Mesquita, autor do livro “Um Expresso chamado vitória”.

Depois de uma vitória apertada por 1 a 0 sobre o Litoral, o Vasco goleou por 4 a 1, mas sofreu um baque. Ademir, seu principal jogador, fraturou o tornozelo e não atuou mais na competição. Agora com Ismael, que foi uma surpresa vascaína no campeonato, o Expresso seguiu bem e venceu Municipal por 4 a 0 e Emelec por 1 a 0.

Líder, o Vasco ainda precisava passar pelo Colo-Colo. O duelo contra o time da casa, que terminou empatado em 1 a 1, foi tumultuado, com muitas reclamações contra a arbitragem, a ponto de o técnico Flávio Costa precisar ser contido por policiais. O empate em 0 a 0 com o River Plate deu ao Vasco o troféu em forma de condor – ave típica da região dos Andes. No entanto, um outro, 70 anos depois, ainda permanece no Chile.

O Colo-Colo até hoje conta com uma lembrança do jogo contra o Vasco. O troféu, em forma de um índio mapuche montado num cavalo, é exposto pelo clube chileno.

– Não sabemos muito bem por que este troféu está conosco. Naquela época, quando havia um empate, o comum era que o time visitante ficasse com a recordação, como uma forma de cortesia da equipe da casa. Acho que o Vasco esqueceu esse troféu aqui – brinca Carlos Soto, coordenador do museu do Colo Colo.

Os registros da imprensa brasileira mostram que o Vasco foi recebido com muita festa no Rio de Janeiro ao retornar do Chile. O Expresso da Vitória foi mesmo tratado como um campeao sul-americano, e em 1996, a Conmebol reconheceu o título continental cruz-maltino, e dois anos depois o time de Carlos Germano, Mauro Galvão, Juninho, Felipe, Donizete, Luizão e companhia conquistou a Libertadores.

No entanto, o torneio pode ter um significado ainda maior. No Chile para cobrir o Sul-Americano para o jornal L’Equipe, o jornalista Jacques Ferran levou a ideia à Uefa, que em 1955 criou a Copa dos Campeões da Europa.

– Essa competição serviu de ideia pra Europa montar a Copa dos Campeões em 1955. E quando a Confederação Sul-Americana decidiu fazer um torneio continental anual, a partir de 1960, adotou o nome de Taça Libertadores da América. Naquela época todo mundo sabia que tinha sido inspirada naquele torneio sul-americano organizado no Chile, 12 anos antes – explica Alexandre Mesquita.

Confira a campanha do Vasco no torneio:

14/02/1948 – Vasco 1 x 0 Litoral
18/02/1948 – Vasco 4 x 1 Nacional
25/02/1948 – Vasco 4 x 0 Municipal
28/02/1948 – Vasco 1 x 0 Emelec
08/03/1948 – Vasco 1 x 1 Colo-Colo
14/03/1948 – Vasco 0 x 0 River Plate

Time-base do Vasco: Barbosa, Augusto e Wilson (Rafagnelli); Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Ismael), Friaça (Ademir), Lelé, Chico.

Vasco em um dos jogos do torneio: (em pé) Barbosa, Rafagnelli, Danilo, Jorge, Wilson e Ely; (agachados) Djalma, Maneca, Friaça, Lelé e ChicoAdemir contra o Nacional do Uruguai: jogo em que o ídolo cruz-maltino marcou um gol e sofreu lesão grave Ismael contra o River Plate: atacante foi a surpresa do Vasco no título sul-americanoTroféu exposto no museu do Colo Colo lembra jogo contra o Vasco em 1948: premiação esquecida no Chile?Estádio Nacional de Santiago, onde o Vasco disputou o Sul-Americano de 1948 e foi campeão invicto

Fonte: GloboEsporte.com

Fonte: feedproxy.google.com/~r/Netvasco-Noticias/~3/LkcnWqCL-Ns/vasco-volta-ao-chile-70-anos-depois-do-titulo-do-campeonato-sul-americano

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.