A emoção tomou conta do quarto dia de atividades do Curso de Aperfeiçoamento para Instrutores de Arbitragem. Nesta quinta-feira (1), todos alunos e professores reunidos no Centro de Treinamentos de Excelência João Havelange, em Pinheiral (RJ), participaram de uma bela homenagem a Milton Otaviano dos Santos, instrutor da CBF.
O curso de 10 dias realizado pela Comissão de Arbitragem da CBF e a Escola Nacional de Arbitragem do Futebol (ENAF) é um recomeço para Milton. Afastado das atividades nos últimos meses devido ao tratamento intensivo que precisou ser submetido na luta contra o câncer, o professor reencontrou os amigos de longa data, retomou os trabalhos, ministrou a aula sobre faltas táticas e emocionou a todos.
Após demonstrar toda sua desenvoltura dentro de sala de aula, Milton Otaviano não esperava o que estava por vir. Além de uma calorosa salva de palmas, o professor foi surpreendido por uma emocionante homenagem de todos os mentores do curso, que aproveitaram o momento para proferir palavras de carinho ao colega de profissão. De mão em mão, uma bola oficial repleta de mensagens rodou a sala e parou nas mãos de Milton, que fez questão de agradecer o apoio que vem recebendo.
– Essa homenagem representa todo o carinho que recebi da arbitragem brasileira. Vou guardar essa bola com muito carinho. Foi um momento de muita alegria e muita emoção. Depois de um período muito longo afastado das atividades, estou regressando aos poucos. Essa é a primeira instrução que participo e é um motivo de alegria imensa. Tenho muita gratidão a todos que tiveram esse carinho por mim. Recebi mensagem de apoio de todo o Brasil e isso é fundamental. Quero agradecer de coração – agradeceu ao fim da homenagem.
Conduzido pela alegria do retorno do companheiro, o quarto dia do Curso de Aperfeiçoamento para Instrutores de Arbitragem também contou com muitos aprendizados teóricos. Ao longo das atividades em sala de aula, os participantes aprofundaram seus conhecimentos com avaliações e vídeo-testes.
Árbitro formado em 1990 pela Federação de Futebol do Rio Grande do Norte, terra natal, Milton Otaviano atuou na função até 2008. Dentro desse período, foi árbitro-assistente da CBF por 16 anos, sendo 14 deles integrando o quadro da FIFA. Atualmente, atua como instrutor da CBF, aplicando curso em diversos estados.
Iniciado na última segunda-feira (29), o Curso de Aperfeiçoamento para Instrutores de Arbitragem conclui os trabalhos com a Turma II no próximo dia 7 de fevereiro, quarta-feira. Saiba mais: