segunda-feira, 1 dezembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo envia medicamentos aos municípios para combate ao tabagismo « Acre

03/02/2018
in Acre

Responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão e por outros tipos de tumores como o de boca, o de pâncreas, o de bexiga e de colo de útero, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a doença crônica mais evitável que existe, e o Acre vem investindo na redução do fumo, com campanhas de prevenção e oferecendo tratamento para ajudar pacientes a largar o cigarro.

Em Rio Branco e demais municípios, esse enfrentamento é feito regularmente via Atenção Primária e já são mais de 50 unidades de saúde preparadas para realizar o acolhimento e o acompanhamento dos usuários de tabaco, sendo que 12 delas ficam na capital acreana.

Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Doenças Crônicas, oferece desde 2005 capacitação voltada aos profissionais de saúde para prevenção do tabagismo, identificação e tratamento do tabagista e qualificação do cuidado. No ano seguinte, em 2006, o programa de controle ao tabagismo com oferta de tratamento foi implantado no estado.

imagem03-02-2018-21-02-40

Entre os medicamentos, um antidepressivo ajuda no combate ao tabagismo (Foto: Júnior Aguiar)

 

Esta semana, as unidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul foram abastecidas com a medicação, que inclui adesivos e gomas de mascar de nicotina, além do antidepressivo, fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que ajuda a combater a síndrome de abstinência, suprindo a ausência do tabaco no organismo.

A técnica responsável pelo Controle de Tabagismo da Sesacre, Silene Nunes, explica que inicialmente o tratamento é realizado semanalmente com grupos de 12 pessoas, sendo que a cada trimestre cerca de 150 pessoas dão início ao ciclo de tratamento.

“Neste primeiro trimestre, temos a proporção de tratar no mínimo 150 pacientes. Inclusive o estado vai implantar o programa este ano no Hospital do Câncer e no Caps, que também tem uma demanda muito grande por consequência do tabagismo”, destaca Nunes, informando que na semana que vem a Sesacre deve enviar os medicamentos para os demais municípios que oferecem o tratamento para quem quer largar o fumo.

No Acre, 17 municípios estão cadastrados para ofertar o tratamento. Desses, 11 estão com equipes capacitadas e habilitadas para realizar o tratamento do fumante. Outros cinco municípios já se prepararam para receber a medicação e iniciar o tratamento dos pacientes.

O resultado dessas ações é a redução no número de fumantes em Rio Branco, que, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), diminuiu 12% desde 2006, passando de 21,2% para 9% da população rio-branquense.

“O tratamento se iniciou em 2006, e junto com a pesquisa do último Vigitel, de 2006 a 2016, quando é feito um cálculo da proporção desses dados, Rio Branco aparece em primeiro lugar em nível nacional, com a redução de mais de 50% de fumantes. Significa que nosso trabalho está surtindo efeito”, analisa.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/governo-envia-medicamentos-aos-municipios-para-combate-ao-tabagismo

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.