terça-feira, 20 janeiro, 2026
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou homenageia Dona Ivone Lara

04/02/2018
in Política

Rio de Janeiro   Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou! formado por usuários e profissionais da rede pública de saúde mental do Rio de Janeiro, desfila no bairro da Urca, zona sul da cidade e homenagea a

Rio de Janeiro – Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou formado por usuários e profissionais da rede pública de saúde mental do Rio de Janeiro, desfila no bairro da Urca (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Desde 2004 levando para as ruas do Rio de Janeiro a bandeira da luta antimanicomial, o bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou realizou na tarde de hoje (4) um desfile em homenagem a cantora e compositora Dona Ivone Lara. O cortejo se concentrou às 15h na Avenida Pasteur, no bairro da Urca. De lá, os foliões seguiram até a entrada do Bondinho do Pão de Açúcar.

O Tá Pirando, Pirado, Pirou nasceu a partir de uma articulação feita há 14 anos por trabalhadores do Instituto Philippe Pinel, hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro. Entre os acompanhantes do desfile, estão pacientes e profissionais da rede de saúde mental. O cortejo busca desmistificar a ideia de que pessoas com sofrimento mental são perigosas. O objetivo é proporcionar aos pacientes um sentimento de pertença à sociedade, mostrando que o tratamento pode ser conduzido sem que haja um aprisionamento.

A ideia de homenagear Dona Ivone Lara neste ano está relacionada com a história da cantora. Ela trabalhou como enfermeira e assistente social em hospitais psiquiátricos de 1947 a 1977. Nessa trajetória, atuou também no Serviço Nacional de Doenças Mentais juntamente com a doutora Nise da Silveira, uma das principais referências da luta antimanicomial no Brasil.

A música tema Dona Ivone Lara, orgulho brasileiro deu o tom do desfile. “Hoje o Tá Pirando se agiganta e o mundo do samba levanta para homenagear Dona Ivone Lara, nossa diva popular”, diz um dos versos escritos por André Cabral. “É uma maneira de desinstitucionalizar a loucura. O sofrimento existe, às vezes é difícil. Mas ainda assim, existe alegria. Numa tarde como hoje, independentemente dos sofrimentos psíquicos de cada um, estão todos aqui felizes e extrovertidos. Ninguém precisa sofrer todo dia. O bloco é uma iniciativa fantástica de inclusão social”, disse o compositor.

Dona Ivone Lara, também conhecida como a Rainha do Samba, está hoje com 96 anos. Sua carreira artística é marcada pela busca do protagonismo em uma época onde o ambiente do samba era dominado majoritariamente por homens e de difícil inserção para as mulheres. Suas composições, como Sonho meu, Acreditar e Alguém me avisou, ficaram marcadas tanto em sua voz como na de cantores como Maria Bethânia, Gal Costa, Zeca Pagodinho, entre outros.

A homenagem contou ainda com a participação de um convidado especial, o músico André Lara, neto de Dona Ivone Lara. Ele cantou sucessos de sua avó. Outra peculiaridade do desfile deste ano foi a criação de uma ala para crianças, uma iniciativa do Centro de Atenção e Reabilitação à Infância e Mocidade (Carim). A unidade, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atende o público infanto-juvenil, buscando promover a inserção social e criar neles o sentimento de pertencimento à cidade.

Lembrando um verso composto por Dona Ivone Lara, a ala foi denominada Eu vim de lá, eu vim de lá, piquininim. De acordo com a psicóloga Nathália Armony, a iniciativa foi parte de um projeto que envolveu a realização da várias oficinas e atividades com as crianças, os familiares e a própria equipe. “A escola ainda é o grande local de inserção para crianças e adolescentes que tenham questões de saúde mental. Então, quando chegam as férias, é difícil elas estarem na cidade, ocuparem espaços da cidade. Daí veio a ideia de realizarmos várias atividades durante as férias, em museus, na praia, e o carnaval fez parte do projeto”.

A analista de sistemas Mônica Gomes Rodrigues dos Santos aprovou. Ela é mãe de Victor Gomes dos Santos, um dos atendidos pelo Carim. “É uma oportunidade que nós temos de estarmos juntos em um momento de diversão para as crianças. E é um momento em que ele pode socializar com outras pessoas e buscar superar suas dificuldades”.

Outros blocos

Desde sexta-feira (2) até hoje (4), as ruas do Rio de Janeiro foram ocupadas por mais de 115 blocos, que realizaram ensaios ou desfiles. Entre os maiores, estavam o Bloco da Preta, que arrastou cerca de 450 mil pessoas no centro da cidade nesta manhã, e o Simpatia é Quase Amor, que no sábado (3) levou aproximadamente 60 mil foliões para as ruas de Ipanema, na zona sul.

O Bloco da Preta, comandado pela cantora Preta Gil, teve a atriz Carolina Dieckmann como madrinha. A cantora Pablo Vittar também marcou presença como convidada especial. “É um arraso. A Preta Gil representa. Ela abraça a causa gay e toda a comunidade LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros]. Ela abraça a todos nós”, disse Iuri Abreu, que veio de São João de Meriti (RJ) fantasiado de minnie [personagem de Walt Disney].

As crianças também puderam se fantasiar e se divertir em sete blocos realizados integralmente para elas. No sábado, desfilaram o Bloco da Mamadeira, o Bloco da Sá Pereira Infantil, o Bloco da Pracinha e o Mini Bloco. Hoje foi a vez do Bailinho do Capitão Trombeta, Gigantes da Lira e do Pipoca e Guaraná.

* Colaborou Fabiana Sampaio, repórter da Radio Nacional do Rio de Janeiro

 

Edição: Fernando Fraga

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2018-02/bloco-ta-pirando-pirado-pirou-homenageia-dona-ivone-lara

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.