segunda-feira, 1 dezembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Dia do Papiloscopista é lembrado com resultados no Acre « Acre

05/02/2018
in Acre

Na afirmação do pensador Sigmund Freud, que diz: “Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam os dedos”, resume-se a papiloscopia – estudo que identifica o ser humano por meio de suas impressões digitais. A data 5 de fevereiro é dedicada ao reconhecimento do trabalho dos profissionais da área.

No Acre, toda a dedicação que há por trás do Instituto de Identificação (II) é por vezes desconhecida pela população, tendo importante papel na composição de toda a base civil e criminal de impressões digitais do estado, e portanto, sendo essencial para a elucidação de crimes.

imagem06-02-2018-02-02-00

Mais de 60 mil cédulas de identidade foram expedidas pela Polícia Civil, somente em 2017 (Foto: Cedida)

O órgão é vinculado ao Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), da Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPC). De acordo com o diretor do II, Sandro Bacelar, o Estado dispõe atualmente de toda uma estrutura responsável pela emissão de RGs, também especializada em retratos-falados, levantamento de antecedentes criminais e elaboração de provas técnicas ou periciais, por meio da análise de vestígios produzidos e deixados na cena de um crime.

Entre as principais atribuições da profissão, também estão a elaboração de peças de caráter técnico e a realização de laudos e exames de projeção de envelhecimento em casos de desaparecidos, entre outras.

Investimentos e resultados

imagem06-02-2018-02-02-03

(Foto: Diego Gurgel/Secom)

Para a materialidade das provas na área investigativa, a Polícia Civil tem apostado no investimento em recursos tecnológicos de última geração. Com a aquisição de novos equipamentos, por exemplo, exame que antes demorava até três dias para ficar pronto hoje pode ser concluído em três horas.

Conforme os dados apontados pelo balanço do instituto quanto aos procedimentos realizados em 2017, foram realizadas quase três mil identificações criminais. Também foram expedidas mais de 60 mil carteiras de identidade e realizados mais de mil atendimentos sociais.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/dia-do-papiloscopista-e-lembrado-com-resultados-no-acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.