quinta-feira, 10 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Malê de Balê encanta público ao encerrar projeto Concha Negra – Destaques

05/02/2018
in Bahia

A platéia dançou, cantou e se encantou na despedida do Projeto Concha Negra, que, na noite de domingo (4), levou à Concha Acústica do Teatro Castro Alves o bloco afro Malê de Balê e convidados. As Ganhadeiras de Itapuã abriram os trabalhos. Em seguida, durante o show principal, as cantoras Ellen Oléria e Mariene de Castro fizeram participações especiais.

Para a secretária estadual da Cultura, Arany Santana, o balanço do Concha Negra é extremamente positivo. “O projeto é um sucesso porque dá oportunidade a artistas emergentes de diversas linguagens e mostra a força dos blocos de matriz africana na Bahia. As letras das músicas, a estética dos blocos são divulgadas para um público que não estava acostumado. E hoje tivemos um púbico expressivo, apesar de tantos eventos sendo realizados na cidade. É mais uma prova do sucesso do Concha Negra”.

concha negra
Fotos: Carol Garcia/GOVBA

Professor universitário, Abraão Félix da Penha foi com mulher, o filho de 3 anos e mais três amigos, inclusive mais uma criança. “Este é um projeto que dá destaque à cultura de matriz africana, e nós procuramos passar isso para nossos filhos. Sempre que a gente pode, trazemos amigos, como hoje. O espaço é legal para trazer a família, gostoso, seguro e depois da reforma ficou melhor ainda”.

Resistência

Com repertório cheio de simbologias afrodescendentes, o Malê Debalê tem a missão de contar a história do povo negro e ser exemplo de resistência à dominação. Neste ano, o tema do bloco é ‘Nzinga, Jokanas e Francisca: Um poder Feminista’, que busca a conscientização social sobre o respeito ao gênero feminino com os exemplos de mulheres negras – a Rainha de Angola, Nzinga; as índias baianas representadas pelas Pataxós; Jokanas e a mulher de Itapuã com uma figura icônica, D. Francisquinha.

concha negra
O grupo Ganhadeiras de Itapuã abriu a noite da última edição da primeira temporada do Concha Negra

O presidente do Malê de Balê, Cláudio Araújo, disse que encerrar o Concha Negra é uma honra. “Aqui é nossa casa, nós reinauguramos a Concha. O resultado desse trabalho é um legado de pertencimento, que eu parabenizo em nome do Governo do Estado. Apresentar o Concha Negra é falar das origens. O legado disso tudo vem de um projeto anterior, das entidades de cultura de matriz africana, e que foi abraçado pelo Governo do Estado. E Acredito que hoje nós não estamos encerrando o projeto, mas abrindo caminho para uma segunda edição”.

A diretora artística do TCA, Rose Lima, informou que essa segunda edição já está encaminhada. “Estamos hoje fazendo a sexta apresentação dessa primeira temporada. Tivemos a casa cheia diversas vezes e isso é importante para dar vez e voz para as entidades afro dentro da Concha Acústica. Os blocos não surgem somente no Carnaval, mas eles existem o ano inteiro, inclusive com ações sociais dentro das suas comunidades. O projeto para a segunda temporada já existe e faremos em breve o anúncio”.

Concha Negra

Convidados

Para Marienne de Castro, o projeto é muito importante, principalmente para o público de Salvador, mas tem repercussão maior. “Onde quer que a gente vá a gente canta, isso se desdobra para outros lugares do mundo. Pessoas do mundo inteiro vêm para Salvador e têm a oportunidade de ver um projeto desses. Acho que essa é a função, e eu fico bem contente de poder ver isso acontecendo em Salvador”.

A cantora brasiliense radicada em São Paulo Ellen Oléria, que também é ativista, diz que cantar no projeto Concha Negra é um privilégio, é beber da fonte. “Este é um espaço simbólico para a cultura de Salvador e a cultura de Salvador é referência para o país inteiro. Então, isso é muito poderoso, voltar à Concha e ser recebida pelo Malê de Balê. Esse é um oxigênio que nos renova. Eu acho que o Malê é muito disso, voltar às minhas raízes de uma maneira muito atual, é atualizar aqui e agora as nossas tradições”.

Repórter: Raul Rodrigues

Fonte: www.bahia.ba.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3854

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.