quinta-feira, 22 janeiro, 2026
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

CE aprova projeto que inscreve Dandara dos Palmares e Luiza Mahin no Livro dos Heróis da Pátria

06/02/2018
in Política

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 55/2017, aprovado nesta terça-feira (6) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), inscreve no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria os nomes de duas lideranças femininas negras que lutaram contra a escravidão no país: Dandara dos Palmares e Luiza Mahin. O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um livro com páginas de aço, guardado no Panteão da Pátria Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes em Brasília. A matéria segue agora para análise pelo Plenário do Senado.

Guerreiras

Não existem registros sobre o local e data de nascimento de Dandara, no entanto, sabe-se que ela esteve à frente na luta contra a escravidão junto do esposo, Zumbi, no Quilombo dos Palmares. Falecida em fevereiro de 1694, a causa é cheia de controvérsias. Alguns acreditam que Dandara foi assassinada pelo exército português, outros afirmam que ela teria se suicidado para não voltar a ser escravizada.

Luiza Mahin, mãe do poeta e advogado abolicionista, Luiz Gama, também tem origem incerta, mas segundo relatos do poeta, Mahin teria nascido por volta de 1812, onde hoje está situado o Benin. Ela esteve envolvida diretamente nas revoltas de escravos na Bahia durante as primeiras décadas do século XIX. O final de sua vida é duvidoso, alguns historiadores acreditam que ela passou seus últimos dias no Maranhão, outros defendem que Mahin teria sido deportada para Angola.

Reparação

Na justificativa do PLC, a autora, a deputada licenciada Tia Eron (PRB-BA), argumenta que “inscrever no Livro dos Heróis da Pátria, ao lado de Zumbi dos Palmares, os nomes dessas duas mulheres negras – ícones da luta pela abolição da escravatura – tem imenso valor simbólico de reparação e de reafirmação negra e feminina”.

A relatora da proposta na CE, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), apresentou parecer favorável. Ela afirma que, apesar de a vida das homenageadas pelo PLC misturar “realidade e ficção”, “é notória a contribuição dessas duas mulheres na defesa da liberdade dos negros no Brasil. Tratam-se de figuras icônicas, símbolos da força e da luta da mulher negra”.

Lídice da Mata apresentou apenas uma emenda de redação ao PLC que corrige o nome de Livro dos Heróis da Pátria para Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Tal alteração ocorreu por conta da Lei 13.433/2017, que modificou o nome da homenagem.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/02/06/ce-aprova-projeto-que-inscreve-dandara-dos-palmares-e-luiza-mahin-no-livro-dos-herois-da-patria

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.