sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Projeto cria serviço 24 horas para receber denúncia contra violação de direitos humanos

07/02/2018
in Política

O governo deverá criar um serviço para receber por notificações sobre abuso sexual e físico de crianças e adolescentes; violação de direitos de grupos sociais vulneráveis, em especial moradores de rua, idosos e pessoas com deficiência; discriminação em decorrência de raça, gênero ou orientação sexual; e outras formas de transgressão de direitos humanos.

É o que determina o Projeto de Lei 8462/17, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), em tramitação na Câmara dos Deputados.

As denúncias serão recebidas por telefone fixo, aplicativos de celulares e mensagens eletrônicas. O serviço funcionará sem interrupção e será mantido pelo órgão do governo encarregado de formular e executar políticas de proteção de direitos humanos – atualmente, o Ministério dos Direitos Humanos.

Procedimentos
Segundo o projeto, tão logo a denúncia seja feita, o órgão fará o seu registro formal e a encaminhará para os órgãos públicos responsáveis, que priorizará, quando for o caso, a proteção às vítimas. Também acompanhará as medidas adotadas, comunicando-as ao noticiante.

O deputado Carlos Bezerra lembra que o governo federal mantém um serviço denominado “Disque 100 – Disque Direitos Humanos”, para receber denúncias contra violações de direitos humanos. O serviço, de acordo com o deputado, não funciona 24 horas. Para ele, é preciso ampliar o atendimento à população para casos tão graves.

“Transformar esse programa em instrumento previsto na legislação constitui uma saudável forma de protegê-lo contra oscilações na orientação política que pauta os órgãos públicos”, disse Bezerra.

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva e será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/553135-PROJETO-CRIA-SERVICO-24-HORAS-PARA-RECEBER-DENUNCIA-CONTRA-VIOLACAO-DE-DIREITOS-HUMANOS.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.