quarta-feira, 9 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

REUNIÃO COM TEMER | Suely Campos fala de crise migratória e cobra fortalecimento do Estado | RORAIMA

12/02/2018
in Roraima

Visita do presidente Michel Temer 02

Encontro ocorre no Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo de Roraima

No discurso de abertura da reunião com o presidente da República, Michel Temer, nesta segunda-feira, 12, a governadora Suely Campos potencializou a necessidade de o Governo Federal apresentar soluções para a crise migratória que Roraima está enfrentando com a volumosa entrada de venezuelanos no Estado e outros temas relacionados à economia, energia elétrica e regularização fundiária.

“Mais importante que essa crise migratória, que é temporária, é o fortalecimento do nosso Estado para superar esses impactos todos e garantir as condições de desenvolvimento econômico e social para todos os roraimenses, por meio do emprego e da geração de renda”, declarou a governadora.

Michel Temer está em Roraima cinco dias após a visita de três ministros do Governo Federal, com objetivo de visualizar a crise migratória e traçar ações e políticas públicas para suprir a necessidade do Estado que está com os serviços públicos comprometidos dado o elevado crescimento de atendimento de venezuelanos.

Hoje, estimativas mostram que 10% da população da Capital é composta por imigrantes venezuelanos, o que representa aproximadamente 40 mil pessoas, o que reflete nas matrículas nas escolas públicas da rede estadual, bem como os hospitais e outros segmentos de governo.

“O que mais preocupa não são as pessoas que são qualificadas, que têm uma profissão, e esses podem se estabilizar no mercado de trabalho. Nos preocupamos sim com as milhares de famílias morando nas ruas, nas praças, em risco social e em grande vulnerabilidade e que não tem qualificação profissional”, observou Suely Campos.

OUTROS TEMAS – Não só a crise migratória foi pauta da reunião com o presidente da República. O avanço da fronteira agrícola teve destaque como fundamento para cobrar agilidade do Governo Federal na regularização das terras. O processo depende apenas de uma manifestação da Secretaria de Patrimônio da União para o Conselho de Defesa Nacional emitir o assentimento prévio, permitindo ao Governo de Roraima a emissão de títulos definitivos das terras em 12 glebas.

Segundo a governadora, Roraima é a mais nova fronteira agrícola do País. “A nossa safra de grãos cresceu 36% no ano passado e precisamos manter esse crescimento. Mas, para isso é necessária a segurança jurídica, e, só assim, o agronegócio será impulsionado”, frisou.

Esse crescimento está atrelado também à segurança energética. O Linhão de Tucuruí ganhou participação na reunião, já que Roraima é o único estado brasileiro a não fazer parte do Sistema Interligado Nacional. Hoje, Roraima é abastecido em 70% pela energia elétrica gerada por Guri, na Venezuela.

Guri manda 130 megawatts e as termelétricas complementam com 50 megawatts, porém, com alto custo e ambientalmente comprometedor, por ser gerado por meio da queima de combustíveis fósseis. “Recentemente, notícias internacional dão conta da manifestação do Parlamento Venezuelano, declarando o fim da integração com o Brasil e a Colômbia, o que reforça a necessidade da conclusão do Linhão de Tucuruí e descartar qualquer apagão em Roraima”, enfatizou Suely Campos.

Repactuação de dívida é abordada em reunião

Ainda no discurso, Suely Campos pontuou temas voltados para a economia do Estado. A repactuação das dívidas herdadas pela atual gestão de governo foi ponto principal. Por mês são mais de R$ 20 milhões descontados direto do Fundo de Participação dos Estados, fruto de empréstimos firmados no governo passado.

“Essa dívida inviabiliza os investimentos e prejudica diretamente a nossa população. Precisamos que isso seja revisto e que as parcelas sejam proteladas e tenhamos mais recursos para investimento nas ações e programas de governo”, declarou a chefe do Executivo Estadual.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=3682

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.