quarta-feira, 9 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

FORÇA TAREFA | Governo define diretrizes para prevenção e combate ao sarampo | RORAIMA

15/02/2018
in Roraima

`Reunião Sarampo (2)

Na manhã desta quinta-feira (15) uma reunião entre representantes do Estado e municípios definiu diretrizes para prevenção e combate ao sarampo. A doença estava erradicada no Brasil desde 2015, mas teve um caso confirmado esta semana.

Entre as ações definidas estão a intensificação da vacinação no público migrante e nativo, reforço da vigilância nas unidades de saúde e treinamentos para reforçar o diagnóstico.

Durante o encontro, foi definido que o Governo do Estado manterá a vacinação no ginásio Tancredo Neves nesta quinta e sexta-feira (15 e 16). A ação é realizada desde quarta-feira (14), imunizando mais de 250 abrigados. Equipes do município se comprometeram a realizar a ação na praça Simon Bolívar, entre os bairros Pricumã e São Vicente no próximo sábado (17).

O Estado aguarda ainda o plano de ação por parte do município de Boa Vista, previsto para ser enviado nesta sexta-feira (16), com base no qual, a gestão estadual definirá como apoiar estas ações.

O Governo do Estado irá enviar uma nota técnica com atualização das orientações para os profissionais de saúde sobre como proceder com pacientes com suspeita da doença e como realizar a coleta de material biológico para confirmação.

Também entraram em pauta estratégias para vacinação, treinamentos e apoio social destinado a população em situação de rua, já que pessoas com a suspeita da doença precisam ser monitoradas e a falta de um endereço fixo dificulta as ações.

TREINAMENTO – Os sintomas do sarampo são parecidos com o de várias outras doenças, como, por exemplo, zika, dengue e chikungunya. Por isso, segundo a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, será realizado um treinamento para que os profissionais de saúde estejam cada vez mais aptos a diferenciarem o sarampo de outras doenças com sintomas similares. “Fizemos treinamento sobre sarampo e arboviroses em novembro do ano passado e vamos reforçar agora com a chegada do Ministério da Saúde”.

Junto com uma equipe técnica do MS, que está a caminho de Roraima, a Sesau realizará uma investigação em prontuários de pacientes com sintomas da doença nos últimos 30 dias, em todas as unidades estaduais e municipais da capital, para identificação de possíveis casos que possam ter passado despercebidos.

Daniela informou ainda sobre uma parceria firmada com o Amazonas, devido ao surto de sarampo na Venezuela. “Já os comunicamos desse caso confirmado e agora vamos buscar acelerar as ações que foram discutidas com eles para impedir que a doença possa avançar para outras regiões do país”.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=3722

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.