sexta-feira, 29 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Equipe da UnB recolhe amostras de aço e concreto de viaduto na Galeria dos Estados – Brasília

16/02/2018
in Distrito Federal

A equipe da Universidade de Brasília (UnB) que analisará materiais do viaduto da Galeria dos Estados colheu amostras de aço e concreto na tarde desta sexta-feira (16). Após finalizar a fase de coleta, o prazo para encerrar as análises é estimado em sete dias.

Amostras de concreto retiradas nesta sexta feira (16) serão analisadas por equipe da UnB. Amostras de concreto retiradas nesta sexta-feira (16) serão analisadas por equipe da UnB. Foto: Renato Araújo/ Brasília

Não é possível definir uma data para término da extração por causa da dificuldade de retirada das amostras, segundo o professor de Engenharia Civil da UnB Marcos Honorato. “É difícil o equipamento penetrar no concreto, e o risco de ele quebrar é alto.”

Além de materiais do bloco do viaduto que caiu em 6 de fevereiro, a equipe vai colher amostras de outros pontos, onde a estrutura não está danificada.

Isso será fundamental para definir qual medida será adotada. Ou seja, se a estrutura pode ser recuperada ou se deve ser demolida e totalmente reconstruída. Essa decisão será tomada somente após a conclusão das análises.

A retirada de escombros e dos carros atingidos só poderá ocorrer depois que a equipe finalizar a coleta

Da mesma maneira, a retirada de escombros e dos carros atingidos só poderá ocorrer depois que a equipe finalizar a coleta de materiais. “Temos que aguardar para não interferir tecnicamente na análise do material”, explicou o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

Durante a coleta desta sexta (16), a equipe precisou derrubar uma parede interna de um dos restaurantes que fica embaixo do viaduto. A ação foi necessária para acessar um pilar e obter amostras.

Os engenheiros também fizeram testes de corrosão no local. Consistem em borrifar um líquido incolor no concreto. Se obtiver coloração rosa, significa que o processo corrosivo ainda não começou. No caso de adquirir cor branca, é sinal de início.

O trabalho seguirá durante o fim de semana. Depois, as análises serão feitas no Laboratório de Materiais do Departamento de Engenharia Civil da universidade.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) — que formalizou a parceria com a UnB — colocará equipamento e técnicos à disposição da equipe. A medida deverá dar agilidade à coleta de material.

Colaborou Vinícius Brandão

Edição: Vannildo Mendes

Galeria de Fotos

Equipe da UnB retira amostras de aço e concreto de viaduto na Galeria dos Estados

DER-DF desabamento de viaduto no eixão Galeria dos Estados UnB (Universidade de Brasília)

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2018/02/16/equipe-da-unb-recolhe-amostras-de-aco-e-concreto-de-viaduto-na-galeria-dos-estados

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.