segunda-feira, 13 outubro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Festival de Economia Solidária leva produtos direto para consumidor – Destaques

16/02/2018
in Bahia

Peças de artesanato, compotas, beiju, vestimenta, biscoitos e cerveja artesanal de umbu, tudo da mão dos produtores diretamente para o consumidor. Esse é o diferencial do Festival de Economia Solidária, que acontece até o próximo dia 28, no Salvador Shopping, na Praça de Serviços, no Piso G1.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o festival foi iniciado na quinta-feira (15) e reúne empreendimentos de economia solidária de 13 territórios de identidade, que abrangem 206 municípios baianos.

São empreendimentos como a Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidaria de Valença (Coomafes), que mostra no festival o beiju e a banana chips produzidos pelas mulheres cooperadas, como carro-chefe do estande do Território Baixo Sul. “Para nós, dos movimentos sociais, que lutamos tanto para que as políticas públicas chegassem até os empreendimentos, esse espaço é a concretização de um sonho e resultado de uma luta. O festival demonstra que o Governo do Estado tem acertado no investimento para o nosso segmento”, afirma Maria Joselita da Costa, da Coomafes.

economia solidária
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Presente na abertura do evento, a secretária da Setre, Olívia Santana, destacou que “o objetivo maior do festival é dar visibilidade e fortalecer os empreendimentos de economia solidária, que é feita de uma forma diferenciada, em rede, onde um coletivo de pessoas se reúne para produzir, comercializar, e dividir o fruto dessa produção”.

Representando o Cesol Sudoeste Baiano, que contempla 25 municípios, Clécio Fonseca se surpreendeu com o movimento na abertura do festival. “Trouxemos produtos na expectativa de durar até o fim de semana. Já vendemos mais da metade somente no primeiro dia. Mas já pedimos reforço para repor o nosso estoque”.

Atividades culturais e aulas de gastronomia

Além da comercialização, o festival leva ao público atividades culturais e aulas-show de gastronomia, quando chefs de cozinha vão apresentar receitas elaboradas com produtos característicos dos territórios e produzidos atendidos pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol).

Neste sábado (17), às 15h, tem contação de história na programação cultural. Às 18h haverá uma aula-show de gastronomia, com produtos de empreendimentos da região sudoeste. No domingo (18), às 15h, serão realizadas atividades para criançada, com Oficina de Bonecas e Livro Fabricando. Às 17h, exibição do filme ‘Órum Àié’, seguida de um bate-papo com a diretora do filme, Jamile Coelho.

Fonte: Ascom/Setre

Fonte: www.ba.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3908

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.