O governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Campo Verde, irá realizar operações integradas para melhorar a segurança pública do município, garantiu o secretário de Segurança de Mato Grosso, Gustavo Garcia, em reunião com setores econômicos e o prefeito Fábio Schroeter. O debate, coordenado pelo governador Pedro Taques, foi realizado nesta sexta-feira (16.02), no Palácio Paiaguás, com a participação do secretário da Casa Civil, Max Russi.
Durante a reunião, comerciantes e empresários expuseram o aumento de furtos no município nos últimos meses. Uma audiência pública para discutir a segurança pública de Campo Verde foi marcada para o próximo mês. “As ações são válidas, são cidadãos que pagam impostos e querem uma segurança de qualidade. Mato Grosso tem melhorado muito a segurança, mas eu sei que de Dezembro para cá, em Campo Verde, segundo me foi noticiado, nós tivemos um aumento de furto. É um direito do cidadão cobrar e cabe a nós resolvermos este problema”, destacou Taques.
Entre as melhorias do setor, o governador explicou que o estado aumentou o efetivo em 27% em três anos e quase dobrou o número de viaturas. “Os indicadores nacionais já mostram que Mato Grosso é o segundo estado que mais investiu em segurança e o sétimo que mais diminuiu em crimes violentos”, afirmou.
Um termo de cooperação com a prefeitura municipal será assinado para o reforço da segurança. “Entre as ações estaremos realizando operações integradas que levarão policiais de Primavera do Leste e de Cuiabá para Campo Verde para fazer operações e melhorar a situação de segurança da população”, explicou o secretario Gustavo Garcia.
“É justíssima a cobrança e faremos ações de segurança junto a prefeitura e a comunidade nos próximos 15 a 20 dias. No próximo mês vamos fazer uma audiência pública, com todas as forças de segurança presentes, avaliando as ações que foram adotadas, as soluções tomadas e o que conseguimos avançar. É um compromisso de governo”, garantiu o secretario Max Russi.
O prefeito Fábio Schroeter explicou que a reivindicação foi iniciativa de empresários e comerciantes de Campo Verde. “Nós fomos demandados e viemos ao Estado, que é o principal responsável pela segurança e tem mais capacidade para resolver esse problema. Foi muito produtivo, fomos muito bem recebidos pelo governador e secretários e temos que reconhecer a grande melhora que houve por parte do Estado em relação a segurança pública como um todo. O secretario fez compromisso conosco em alguns pontos e muito rapidamente teremos resultado positivo”.