Os secretários de Segurança Pública, Gustavo Garcia, e de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, se reuniram nesta sexta-feira (16.02) com a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Erotides Kneip, para definir a realização da 10ª Semana da Justiça pela Paz em Casa (de 05 a 09 de março). A reunião serviu para traçar a logística de atuação de cada entidade, o local onde será realizado o evento e a equipe que irá ficar à frente dos trabalhos.
Gustavo Garcia, se colocou à disposição no que for necessário. “A Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa será realizada por meio de parcerias e principalmente pela dedicação dos servidores da policia Militar e Judiciária Civil, que não medirão esforços para proporcionar um evento digno de prestígio nacional”, frisou.
Na ocasião, Garcia informou a desembargadora das ações já desenvolvidas pela Sesp, direcionadas à defesa das mulheres.
Sensível a necessidade da realização da semana, o secretário Fausto Freitas também se colocou à disposição para ajudar nas ações, bem como apoiar e orientar na realização da semana.
A desembargadora Maria Erotides Kneip explicou que a Campanha Justiça pela Paz em Casa foi criada em 2015 como um esforço concentrado de julgamento de casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres.
“O trabalho só será possível se unirmos forças. Mato Grosso vai participa de forma efetiva, buscando diminuir o acervo, bem como dar uma resposta mais rápida às demandas dessa natureza. Até porque a violência doméstica, para além de atingir diretamente a mulher, alvo da agressão, seja ela psicológica, moral, patrimonial ou física, compromete de forma perversa toda família”, destaca a desembargadora.
Para otimizar as atividades, a desembargadora sugeriu que a coordenação da semana fique sob a responsabilidade da titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Jozirlethe Magalhães Criveletto que também participou da reunião.
Ficou definido que uma nova reunião será realizada na semana que vem, com informações complementares para auxiliar na logística e organização.
Também estiveram presentes na reunião o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Jonildo Assis e o delegado-geral da Policia Civil, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi.
Sobre a Campanha
A Semana Justiça pela Paz em Casa faz parte da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Poder Judiciário, criada pela Portaria nº 15/2017, do CNJ, e visa ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), por meio de julgamentos concentrados de ações penais relativas à violência de gênero, bem como a realização de ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar.