Representantes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos se reuniram nesta sexta-feira (16.02) com a Secretaria de Saúde de Cuiabá para definir protocolos de atendimento, em caso de necessidade, a recuperandos em unidades de saúde da capital.
As duas secretarias vão criar um documento único com definições de protocolos de atendimento e de segurança como a comunicação prévia – restrita à unidade de saúde como medida de segurança – para o atendimento ao preso, além da criação de um fluxo dentro da unidade de saúde que não permita o contato visual do recuperando com outros pacientes que estiverem no local e o atendimento tenha agilidade.
Um espaço para atendimento a casos mais graves será definido também em uma unidade de saúde de Cuiabá, cuja adequação será feita pela Secretaria de Justiça com autorização da Secretaria de Saúde do município, responsável pela rede de atendimento de atenção primária e secundária.
O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, destaca a importância de reunir forças entre os dois órgãos em um atendimento comum que propicie segurança à população que necessita dos serviços nas unidades de saúde e ao mesmo tempo não possa ser negado o atendimento às pessoas privadas de liberdade. “Desde o ano passado estamos buscando junto à Secretaria de Saúde alternativas que minimizem os impactos nos atendimentos aos reeducandos dentro das unidades de saúde da capital. Essa parceria, por meio das ações definidas nesta reunião, poderão evitar qualquer evento negativo para a população cuiabana. Estamos alinhados para buscar e garantir a segurança necessária.