sexta-feira, 22 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Vigilância Epidemiológica registra aumento de casos de Chikungunya em Várzea Grande

17/02/2018
in Mato Grosso

O Informe Epidemiológico nº 02 divulgado nesta sexta-feira (16.02) pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) revela um aumento dos casos da febre chikungunya em Várzea Grande. Os dados analisados neste ano até o dia 16 de fevereiro de 2018 mostram que o número de casos passou de 2.433 para 3.042, um crescimento de 25% em comparação ao mesmo período de 2017.

Considerando que o total de casos registrados em todo o Estado é de 3.344 pessoas infectadas pelo mosquito transmissor da doença, Várzea Grande foi responsável por 90,96% das notificações. Ainda em Várzea Grande, a Vigilância apontou que os casos de dengue diminuíram 74% no mesmo período, caindo de 2.434 notificações para 626.

Em Cuiabá, no ano passado no mesmo período foram notificados 3.542 casos de dengue e agora 164 casos, o que significa uma redução de 95%. Os casos de chikungunya na Capital chegam a 179 contra 835 verificados no ano passado. De acordo com a Vigilância, até o dia 16 de fevereiro não foi confirmado nenhum óbito por dengue, zika e chikungunya.

“Estamos no período chuvoso, o que, consequentemente, provoca o aumento do número de criadouros do Aedes aegypti. Com isso, ocorre a necessidade do aumento da atenção e de cuidados com essas doenças transmitidas por este vetor. A mobilização e comunicação é um processo potencializador e descentralizador de ações, muito importante para estimular a participação social na identificação dos problemas de saúde pública nos bairros, bem como a circulação de informações e conhecimentos em saúde. O desenvolvimento dessas ações auxilia o exercício do Controle Social sobre os serviços da rede SUS, vez que possibilitam a tomada de decisões, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população”, salientou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Alessandra Moraes.

A Vigilância Epidemiológica recomenda que, em caso de suspeita de uma das doenças, que a população procure a unidade básica de saúde de seu município para tratamento adequado e para que seja possível fazer a notificação epidemiológica.

“Essa notificação é importante, pois é por meio desses dados que cada município planeja a sua política de ações voltadas ao combate do mosquito transmissor dessas doenças”, explicou Alessandra Moraes.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9285134

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.