No dia 19 de fevereiro de 1951, nascia na interiorana Araras, no Estado de São Paulo, Aílton Lira da Silva, um meia armador que vestiu e honrou a camisa 10 do Santos FC, principalmente quando fez parte do time que ficou conhecido como “Meninos da Vila” no ano de 1978, sendo campeão paulista nesse ano disputando a final no ano seguinte.
A sua estreia no time do Peixe aconteceu no dia 15 de agosto de 1976 na vitória por 2 a 1 diante do XV de Novembro de Jaú, em partida amistosa comemorativa do aniversário da cidade de Jaú, no estádio Zezinho Magalhães com gols de Toinzinho e Tuca formando o Peixe com: Wilson Quiqueto; Tuca, Vicente, Bianchi e Fernando; Carlos Roberto e Ailton Lira; Manuel Maria (Claudinho), Tata (Babá), Toinzinho e Edu. O técnico era Zé Duarte. Pelo Alvinegro da Vila Belmiro, o craque, exímio batedor de pênaltis e faltas jogou 149 partidas com 39 gols marcados no período de 1976 a 1979.
Curiosidade
Ailton Lira foi contratado na gestão do presidente Modesto Roma, quando então o craque despontava no time da Caldense de Poços de Caldas em Minas Gerais, ele veio para o Santos de contrapeso já que o jogador que o Santos FC queria contratar era o zagueiro Neto, o zagueiro veio para a Vila Belmiro com a inclusão do então desconhecido Ailton Lira, que hoje vive na sua cidade natal, Araras e trabalha com jovens atletas nas escolinhas de futebol da cidade.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística