Detalhes técnicos para colocar em prática os serviços prestados pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) na unidade do Ganha Tempo de Sinop (505 km ao Norte de Cuiabá) foram discutidos nesta sexta-feira (23.02), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Com cerca de 1.600 m² de área, o novo prédio deve ser inaugurado no final de março.
Para isso, representantes da Politec, Sesp e da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) trataram sobre assuntos como velocidade necessária de internet, instalação de equipamentos e realização de testes de atendimento. Pela Politec serão oferecidos os serviços de solicitação e entrega de carteira de identidade (RG) e emissão de antecedentes criminais. Os kits biométricos que permitem a coleta de impressão digital para a confecção do RG devem chegar na próxima semana.
Assim que os kits chegarem, será possível instalar os equipamentos e fornecer o treinamento à equipe para, posteriormente, fazer os testes necessários para garantir o funcionamento dos serviços. Esta fase deve ser concluída na primeira quinzena de março, o que possibilitará o início da pré-operação. Segundo o gestor de parcerias da Setas, Marcos Sovinski, a população de Sinop terá à disposição serviços de aproximadamente 20 órgãos públicos federais, estaduais e municipais. “Esta será a segunda unidade inaugurada neste projeto de Parceria Público-Privada (PPP), e terá capacidade média de mil atendimentos por dia”.
Além da Politec, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) também oferecerá atendimento no Ganha Tempo de Sinop. Os serviços são: Emissão de taxas e realização de consultas; Emissão de certidão; Terminal de Autoatendimento; Emissão do licenciamento anual; e consultas. O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, ressaltou que é importante trabalhar com um cronograma real do planejamento e que a Sesp está empenhada nisso. “Nós somos uma equipe e precisamos trabalhar em conjunto para colocar os serviços à disposição da população com a qualidade que ela merece”.
Mais unidades previstas
O primeiro Ganha Tempo do projeto foi inaugurada em Cuiabá, no Bairro CPA 1, em janeiro deste ano. Depois de Sinop, provavelmente no mês de abril, será a vez do Ganha Tempo de Rondonópolis começar as atividades. Ainda estão previstas unidades nos municípios de Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças e Lucas do Rio Verde. O investimento mínimo, realizado pela iniciativa privada, é de R$ 22 milhões para construção das sete unidades.
As novas unidades serão classificadas como grande, médio e pequeno porte, atendendo a demanda da população local. Somente Cuiabá, pela quantidade populacional, recebeu o selo de grande porte.
Todas serão construídas em pontos estratégicos, para que sejam acessadas pelo maior número possível de moradores destes municípios e de localidades do entorno.