sábado, 23 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Municípios assinarão contrato de adesão com o Ministério em março

23/02/2018
in Mato Grosso

Os municípios que se cadastrarem ao programa ‘Internet para Todos’ até o dia 28 de fevereiro, assinarão o contrato de adesão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI), em ato oficial em Brasília, no início de março. A informação foi dada pelo vice-governador Carlos Fávaro, durante o segundo dia de agendas na região do Alto do Teles Pires para apresentar o programa às prefeituras. 

“Estou muito feliz que os municípios visitados já estão se cadastrando porque é um grande benefício para a população porque hoje, a internet se tornou extremamente necessária para o desenvolvimento das cidades e dos cidadãos. Com a assinatura desse contrato de adesão, as localidades devem começar a receber a internet no mês de maio”, garantiu Fávaro.

Nesta quinta-feira (22), o vice-governador, acompanhado do deputado estadual Pedro Satelite e lideranças, visitou os municípios de Carlinda, Nova Canaã do Norte, Colíder e Terra Nova do Norte. A meta do programa do governo federal é levar internet de banda larga para localidades sem acesso à rede mundial de computadores, oferecendo a conexão a preços reduzidos para a população, além de disponibilizar o serviço gratuitamente à escolas, áreas da saúde e segurança.

imagem23-02-2018-18-02-17A prefeita Carmem Martines do município de Carlinda, distante 750 km de Cuiabá, comemora a vinda do benefício que irá trazer comunicação e melhorias aos moradores do município. “Nós cadastramos quatro localidades e estamos esperançosos. Essa iniciativa será muito importante para a nossa cidade”, pontuou a prefeita, agradecendo ao vice-governador pela oportunidade em ouvir as demandas e dialogar com a sociedade local. 

Fávaro explica que fez questão de começar as visitas pelo interior visando atender as regiões desabastecidas do serviço e, especificamente, a região do Alto do Teles Pires por ter grande potencial na produção. “A região está crescendo a passos largos e a internet será essencial para somar a esse crescimento. Será um complemento para a modernização”.

Para ter o benefício da internet, os municípios precisam se cadastrar no site do MTCI e indicar um local para instalar a antena e os equipamentos, arcar com as despesas de energia elétrica e da segurança da área. Também é responsabilidade da prefeitura cadastrar as localidades que necessitam da conexão.

Hospitais e escolas também serão beneficiados por convênios firmados com os Ministérios da Saúde e da Educação. Para a agente de saúde Marlene Ferreira, de Nova Canaã do Norte, a internet é essencial para a realização das suas atividades, já que os dados coletados por ela cairão direto na rede de saúde. “Vai nos ajudar muito porque esses dados irão direto para o sistema, evitando o preenchimento em uma planilha manual”. 

Em Colíder, seis comunidades já foram cadastradas, incluindo as áreas rurais. O prefeito Noboru Tomiyoshi está contando com o serviço para trazer agilidade aos serviços e facilidades à população.

As apresentações do programa foram feitas nas Câmaras de Vereadores nos municípios juntamente com autoridades locais e a população. Na oportunidade, a comitiva visitou as prefeituras e órgãos estaduais.

imagem23-02-2018-18-02-30

Programação 

Nesta sexta-feira (23), serão visitados os municípios de Nova Guarita, Peixoto , Novo Mundo e Guarantã do Norte. No sábado, será a vez do distrito de União do Norte. 

Programa

O objetivo é que o programa  leve banda larga a todas as regiões do País a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017, com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões. A previsão é que ele seja operacional por 18 anos.

Demandas 

Além das apresentações sobre o programa, Fávaro recebeu demandas e reivindicações dos municípios que percorreu. Em Alta Floresta, foi solicitada a intermediação do vice-governador para transformar a Gerência Regional do município, que atende sete municípios da região, em Coordenaria. 

Em Carlinda, o vice-governador participou da entrega de 300 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e recebeu elogios da população pelo trabalho desenvolvido quando esteve frente à Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema). 

Seguindo o exemplo dos três municípios que receberam da Sema recursos de compensação para criação de parque urbano, Nova Canaã do Norte aproveitou a presença do governo  para solicitar o auxílio na construção do lago urbano e a criação da área de conservação municipal. 

Em Colíder, demanda solicitada pela Câmara de Vereadores foi a presença da Carreta MT Ciência da Secretaria de Ciência e Tecnologia no município para atender a população.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9322005

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.