sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

União entre gestores e fortalecimento do Pró-Família são destaques

25/02/2018
in Mato Grosso

A primeira reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na última quinta-feira (22.02), contou com a participação de mais de 300 gestores e técnicos da Assistência Social dos municípios mato-grossenses. Na oportunidade, foram discutidas e pactuadas ações e prioridades para o exercício 2018 e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A titular da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e coordenadora da CIB, Mônica Camolezi, que também é assistente social, destacou a importância do diálogo entre o Estado e municípios em busca de alternativas e soluções para garantir uma melhor prestação de serviços à população em um cenário de crise.

“O papel do gestor é ouvir, dialogar e propor em conjunto. Na nossa gestão, os municípios têm voz e temos que entender as dificuldades e necessidades de cada um para que, juntos, a gente encontre os melhores caminhos. É preciso olhar para o estado como um todo e enxergar os problemas, mas também as oportunidades e envolver todas as pastas, em nível estadual e municipal, em uma ação intersetorial”, afirmou a secretária.

O secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi, esteve presente na CIB e falou sobre o compromisso do Governo do Estado com a política de Assistência Social. “Confiamos muito em todo o secretariado e nos gestores nos municípios e contamos com essa parceria. Tivemos um ano atípico e passamos por dificuldades, mas a economia começa a se recuperar. Vamos continuar trabalhando para ampliar as ações na medida do possível, otimizando recursos e atuando em rede para melhorarmos cada vez mais a qualidade de vida da população mais necessitada em Mato Grosso”, destacou.

imagem25-02-2018-13-02-16

Entre as pactuações realizadas, estão a publicação de uma resolução sobre o encerramento das atividades da Lar da Criança e do Adolescente e a municipalização do serviço de acolhimento a este público e a realização do encontro regional dos gestores municipais de assistência social dos estados da região Centro-Oeste. O encontro, definido em fórum nacional, acontece em maio deste ano em Sinop e reúne gestores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Pró-Família – A Setas apresentou os resultados e avanços do Programa Pró-Família alcançados e os gestores debateram os impactos positivos do programa em seus municípios. Em um ano de atividade, o Pró-Família já beneficia diretamente mais de 65 mil pessoas e fomenta a economia local, por meio dos mais de 700 estabelecimentos comerciais credenciados e da geração de renda.

Além disso, foram anunciadas inovações como a criação de um software específico e um aplicativo, em parceria com o governo do estado do Paraná, para desenvolvimento de um banco de dados social, monitoramento e vigilância socioassistencial que deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2018. Outra novidade é o desenvolvimento do Índice de Vulnerabilidade Familiar (IVF), que permitirá uma melhor gestão das políticas públicas voltadas para a inclusão socioprodutiva das famílias mato-grossenses.

“Estamos criando instrumentos para costurar o alinhavo das políticas públicas setoriais e estamos fazendo isso em diálogo com cada gestor municipal. Precisamos pensar redondo, de forma sistêmica, trazendo as bases e dando condições, dados e apoio técnico para fazer uma atuação mais acertiva em nível local. Dessa forma, todo o estado avança junto”, concluiu Mônica Camolezi.

Participaram da reunião, além das equipes dos municípios, representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT), Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso (Coegemas), Associação dos Municípios do Araguaia (AMA), Associação para o Desenvolvimento Social de Mato Grosso (APDM) e os secretários adjuntos da Setas, Marilê Cordeiro, da Secretaria Adjunta de Assistência Social, e Antônio Neto, de Administração Sistêmica.

 

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9328585

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.