Além da equipe de voluntários formada pela população de Cáceres, a 12ª edição da Caravana conta com reforços especiais vindos dos municípios de São José do Quatro Marcos e Barra do Garças, cidades que já sediaram a ação em 2017.
A dona de casa Marleia Rodrigues e a confeiteira Vanilde Aparecida Aguiar, que já tinham trabalhado como voluntárias em São José dos Quatro Marcos, fizeram questão de se candidatar novamente. Elas garantem que a experiência vale muito a pena e que a maior recompensa é ouvir a palavra “obrigado” após uma simples ajuda para entrar no evento ou explicar onde ficam determinados serviços.
“Para mim foi um grande aprendizado e gostei muito. Amei ajudar as pessoas, é o que mais gosto de fazer, independente de receber algo ou não. Eu fiz por amor, estou aqui de novo e pretendo ir para a edição de Cuiabá também”, contou Vanilde.
Em poucas palavras, Marleia também definiu o sentimento de poder ajudar as pessoas da cidade em que mora e também as de outros lugares. “Eu amei as pessoas. O dinheiro não é nada em oportunidades como esta e o que eu puder fazer, não medirei esforços”.
Antes de iniciarem os trabalhos no domingo (25), elas acompanharam a cerimônia da entrega dos certificados, realizada no sábado (24.02), na Secretaria Municipal de Turismo, assim como a estudante de psicologia Juliane Nunes. Ela é do município de Cáceres e destacou o que a motivou a ser voluntária.
“O que me trouxe até aqui foi o amor pelas pessoas, pelos idosos que estão precisando de ajuda. Eu percebi que eles chegaram com sorriso no rosto, contentes e espero que todos se recuperem bem”, disse a estudante.
O curso de voluntariado é ministrado pela Defesa Civil de Mato Grosso e tem duração de 12 horas. Os voluntários receberam orientações sobre noções de primeiros socorros, de combate a princípio de incêndio e voluntariado. Ao todo foram entregues 339 certificados.
“Enfrentamos algumas dificuldades para que a Caravana fosse realizada, mas podemos considerá-los vitoriosos por estar enfrentando este trabalho gratificante e transformador”, afirmou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Abadio José da Cunha.