Cresce a expectativa em torno do novo concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2018)!
No dia 08 de março de 2018 acontecerá uma reunião no qual o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) pode confirmar a autorização para a abertura do novo certame!
A reunião contará com representantes do MPGD, da Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE e a direção-geral do órgão.
» Prepare-se para o Concurso IBGE e parcele seus materiais de estudo SEM JUROS! «
Previsão do edital
A previsão de que o novo certame será aprovado partiu da própria pasta, no último encontro entre as partes, no dia 21 de fevereiro de 2018. O Diretor da ASSIBGE (Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Paulo Lindsay esteve no encontro e informou que Planejamento mostrou-se sensível às demandas do IBGE.
O edital do concurso IBGE 2018 só será publicado quando receber autorização do MPDG. A expectativa é de que o ministro do Planejamento atenda a solicitação para que o certame saia do papel e o órgão amplie o seu quadro de pessoal.
Pedido Concurso IBGE 2018
Em dezembro de 2017, o instituto solicitou o aval para 1.800 vagas efetivas, sendo 1.200 destinadas ao cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (nível médio) e as outras 600 para a carreira de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em informações geográficas e estatísticas (nível superior).
Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu 23 movimentações dentro da Pasta.
Vagas e salários
A expectativa é de que o novo concurso do IBGE terá os mesmos cargos ofertados no último certame (2015), com vagas para os cargos de Técnico, de nível médio, Analista e Tecnologista. Os salários variam de R$ 3.471,85 até R$ 9.107,88.
Último Concurso
O último certame aconteceu em 2015, na ocasião foram oferecidas 600 vagas, sendo 460 para Técnico, de nível médio, 90 para Analista e 50 de Tecnologista.
A avaliação foi composta por 60 questões objetivas para os cargos de Técnico e 70 para os cargos de Analista e Tecnologista.
Houve ainda provas discursivas (para Análise de Sistemas) e prática (Tecnologista de Programação Visual).
As disciplinas cobradas para os cargos de nível médio foram: Português, Geografia, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
Já para as funções de nível superior: Português, Inglês, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos.
As provas foram aplicadas em todas as capitais do país.
A Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!
» Prepare-se para o Concurso IBGE e parcele seus materiais de estudo SEM JUROS! «