sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

NÍVEL DO RIO – Companhia descarta possibilidade de racionamento, mas população precisa utilizar água de forma racional | RORAIMA

26/02/2018
in Roraima

DSC 0005 (1)

Para manter o abastecimento normalizado a Caerr tem executado ações estratégicas na capital

 Por conta do verão rigoroso, o Estado tem enfrentado uma forte estiagem. A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) descarta a possibilidade de racionamento, no momento, porém a Companhia alerta a população para a importância do uso racional da água e o combate ao desperdício.

“Estamos trabalhando dentro da normalidade. No entanto é preciso evitar o desperdício e cada cidadão pode ajudar”, esclareceu o presidente da Caerr, Danque Esbell.

A Companhia monitora, diariamente, o nível do rio Branco, mas no momento não há uma situação crítica. Nesta segunda-feira, 26, subiu para 54 cm. “Já trabalhamos com o nível do rio abaixo de 50 centímetros. Mas acreditamos que esse ano o nível não cairá a esse extremo”, complementou.

Seguindo a recomendação da governadora Suely Campos de manter o abastecimento normalizado, a empresa tem adotado ações estratégicas de trabalho na capital.

“A governadora se preocupa com essa questão. Por isso, atendendo ao seu pedido, estamos utilizando a balsa flutuante que por ser móvel, tem condições de chegar na área onde tem mais água. Além disso, nesse momento a balsa opera com três bombas, o que possibilita a ampliação na captação de água”, explicou Esbell.

Essa é uma medida que já faz parte do Plano de contingência elaborado para situações como esta. O objetivo é manter a produção de água sem alteração. Hoje continuamos com a produção de 1.100 litros por segundo.

Outra ação adotada pela Companhia é o estudo de pressão na rede de distribuição. “Esse trabalho consiste em fazer avaliações na rede e com isso, identificar onde a pressão pode ser reforçada, de forma que a água tenha força para chegar até a caixa d´água do cliente. Esse trabalho continuará pelos próximos 30 dias, de forma contínua”, explicou o gerente do sistema de águas da Companhia, Paulo Anderson Amorim.

CUIDADOS – Entre os cuidados que a população deve adotar, estão não esquecer o chuveiro aberto durante o banho e nem a torneira aberta durante a escovação dos dentes. Já a torneira da pia da cozinha, deve ficar bem fechada  após os compromissos do lar. Não usar água potável para lavar os carros e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para limpar as calçadas, entre outros cuidados.

“Não é difícil, basta vontade. E se cada um fizer a sua parte, com certeza não haverá desperdício e quem ganhará é a própria população”, reforçou o presidente.

 REFORÇO – Com o propósito de garantir o abastecimento de água e atender toda a demanda, a Companhia realizou a reativação de seis poços tubulares. “Com esse reforço tivemos condições de melhorar o abastecimento em áreas importantes como Caranã, União e Cauamé. E está em fase de estudo a reativação de mais dois poços, para atender as áreas do Santa Teresa e Cidade Satélite”, finalizou Esbell.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=3919

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.