quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 26:1 – Como a neve no verão e como a chuva na sega, assim não é conveniente ao louco a honra.

26/02/2018
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]

Tolos devem ser desprezados; assim temos aqui uma símile para comparar a honra dada a eles com a situação atmosférica anormal e o desastre do agricultor. Neve no verão não é normal; é contrário à natureza: e a chuva pode arruinar a colheita quando o agricultor tenta recolher a safra da estação em seus depósitos. Nenhum desses eventos é correto, útil ou desejado; e eles causam problemas, confusões e perdas.

Esses eventos do tempo não são apropriados; tampouco o é honrar o tolo. O que significa “apropriado”? A Bíblia usa “adequado”, “apto,” e “correto” como sinônimos e o dicionário define, “Apropriado. Oportuno, próprio, conveniente, adequado, útil.” Portanto, podemos facilmente compreender que isto não é oportuno, próprio, conveniente, adequado ou útil honrar um tolo.

Os homens honram os tolos por várias razões. Eles não entendem o perigo que o tolo apresenta; eles são incapazes de reconhecer um tolo; o tolo é seu amigo; o tolo é um membro da família; eles supõem que o ser bom é sempre certo; e eles pensam que podem ajudar um tolo usando de misericórdia e honra.

O que é um tolo? Um tolo rejeita a instrução (Pv 23:9), ele presume que está certo (Pv 12:15), rejeita a correção (Pv 15:10), adora discutir (Pv 19:13), fala demais (Pv 15:2), difama as pessoas (Pv 10:18), guarda profundos rancores (Pv 17:12), é muito teimoso (Pv 17:10), não é bem sucedido (Ec 10:15), adora fazer travessuras (Pv 10:23), Ou é facilmente enganado (Pv 14:15). Esta é a base de uma definição.

E agora, você conhece alguns tolos? É claro que conhece. De que forma você vai tratá-los? Com honra e misericórdia? Ou repreensão e punição? O quanto você verdadeiramente confia na sabedoria de Deus?

Deus condena os tolos e nós devemos tratá-los da mesma forma. Damos aos tolos o tratamento apropriado quando os evitamos (Pv 13:20; 14:7), não falando com eles (Pv 23:9; 26:4), Repreendendo-os (Pv 26:5), açoitando-os; (Pv 26:3) pois os vergões podem ajudá-los (Pv 10:13; 17:10; 18:6; 19:29; 20:30).

A tolice está relacionada com o coração da criança, mas a vara afastará a tolice para longe dela (Pv 22:15). Assim, ao invés de honrar uma criança tola, ensine a ela sabedoria com a repreensão e a vara (Pv 29:15).

Honrar um tolo simplesmente aumentará a sua tolice (Pv 30:22), e vai estimular outros a serem tolos (Pv 21:11). Os tolos podem reconsiderar a sua tolice se todos os rejeitarem e os repreenderem. Governantes podem violar este provérbio honrando tolos e servos (Ec 10:5-7), e uma nação nessa situação está em perigo. Sindicatos trabalhistas, direitos da criança e liberdade de expressão são exemplos típicos.

Jesus não dava honra a tolos e Ele morreu por causa disso; porque os fariseus e outros religiosos tolos não suportavam a vida, as respostas e a condenação Dele (Mc 3:1-6; Mt 23:1-39).

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.