quarta-feira, 9 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Criação do Ministério da Segurança não é consenso entre senadores

27/02/2018
in Política

Senadores comentaram nesta terça-feira (27), após a reunião de líderes, a criação do Ministério da Segurança Pública. O novo órgão do Poder Executivo, previsto na medida provisória (MPV) 821/2018, não é consenso entre os parlamentares. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) é favorável a iniciativa do governo, pois, segundo ele, as facções criminosas têm retirado a autonomia dos estados brasileiros.

— Se [o novo ministério] realmente tiver a competência de pelo menos coibir esse processo expansivo do crime no país, merecerá o aplauso de todos os brasileiros – disse.

Para Caiado, o cenário atual é de “negação da República” e de “total desmoralização do Estado brasileiro”, visto que os grupos criminosos estão se impondo de maneira agressiva como autoridades nas áreas em que atuam. O senador destacou ainda que o problema da segurança pública não atinge só o Rio de Janeiro, no estado de Goiás a situação também é crítica.

— As facções não só tomaram conta do Rio de Janeiro, mas dos demais estados da federação – afirmou.

A criação da nova pasta, contudo, não é sinônimo de solução de problemas, de acordo com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

— Se os problemas fossem resolvidos por número de ministérios, nós hoje seríamos uma Noruega em matéria de qualidade de vida e de segurança pública – disse Randolfe.

Segundo o senador, as falhas na segurança poderiam ser resolvidas por meio de uma melhora na coordenação das atividades de proteção da população, além de investimentos em inteligência e remuneração adequada para os profissionais da área.

— Criação de ministério é só mais despesa para o Estado brasileiro – declarou.

Plenário

O assunto também foi abordado em Plenário pela senadora Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM). Para ela, outras alternativas poderiam ter sido consideradas para a solução dos problemas de segurança do Rio de Janeiro, como por exemplo, o reforço da segurança pública dentro da justiça. Já a senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu a iniciativa do governo e a classificou como necessária.

A MP que cria o novo ministério foi editada nesta terça-feira (27). De acordo com a MP, o novo ministério integra a segurança pública em todo o território nacional, em cooperação com os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal). Entre as competências da nova pasta estão o planejamento e administração da política penitenciária nacional, além da coordenação da ouvidoria das polícias federais.

O texto do governo, por ser uma medida provisória, tem força de lei e já começa a valer a partir de sua publicação. A matéria, contudo, ainda deverá ser analisada por uma comissão mista de deputados e senadores e, em seguida, votada separadamente pelos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/02/27/criacao-do-ministerio-da-seguranca-nao-e-consenso-entre-senadores

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.