sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

ENSINO MÉDIO | Representantes da Seed participam de reunião para tratar sobre o novo currículo | RORAIMA

27/02/2018
in Roraima

reuniao bncc

O secretário de Educação, José Gomes e a diretora do Departamento de Educação da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), Graciela Ziebert, estiveram em São Paulo nesta segunda-feira, 26 para conhecer a proposta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o Ensino Médio, que está em processo de construção pelo Mec (Mistério da Educação).

O objetivo é que os estados e municípios possam participar do processo de construção, assim como tem acontecido desde o início do processo de elaboração do documento que já teve as partes referentes à Educação Infantil e Ensino Fundamental, homologadas pelo MEC.

Para José Gomes, a discussão é essencial, pois são os estados que vão implantar a Base Curricular. “De acordo com o que foi repassado no encontro tivemos a oportunidade de conhecer a proposta direcionada pelo MEC. Todo o processo de construção vai ser apresentado aos principais atores da implementação, que são os professores e gestores”, disse Gomes.

Graciela Ziebert explicou como será o processo de implantação da nova BNCC. “Estamos no início da construção. Assistimos a apresentação do primeiro material por área de conhecimento. Após isso, os técnicos das secretarias receberão o material ­­e vão trabalhar para depois dar seqüência à consulta pública junto com aos professores. Todo um processo de acompanhamento e elaboração da construção da base do ensino médio”, detalhou.

O debate vai continuar em março com a participação de gestores e professores das redes públicas e privadas. A ideia é que ao longo de 2018 e 2019, o novo currículo seja elaborado, e a partir de 2020, implantado.

NOVO CURRÍCULO – A BNCC para o ensino médio terá apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Todas as outras, como Biologia, Inglês e História – aparecerão dentro de áreas de conhecimento, de forma interdisciplinar. O documento, que será concluído até o fim de março, também não vai abordar a parte flexível do currículo, prevista pela reforma do ensino médio.

Segundo a lei aprovada no ano passado, cerca de 40% da carga horária da etapa será destinada ao aprofundamento em áreas específicas optativas. O estudante poderá escolher entre cinco itinerários formativos: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional. O restante tem de ser destinado a disciplinas comuns a todos os alunos.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=3927

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.