A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) comemorou decisão do governo de retomar as obras de milhares de creches paralisadas por falta de dinheiro dos municípios. Ela explicou que o governo deve liberar R$ 450 milhões para esse fim às prefeituras.
Antes, porém, será preciso recalcular os custos de cada projeto, uma vez que, por causa do transcurso do tempo, há uma defasagem entre o preço atual e o valor de 2013, quando foi lançado o programa de creches.
Naquele ano, informou a senadora, a construção de cada unidade foi orçada em R$ 1,4 milhão.
Lúcia Vânia disse ainda que será necessário buscar fontes para manutenção, uma vez que muitas prefeituras não têm dinheiro para manter em funcionamento as creches que forem entregues.
– A falta de creche compromete o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação no atendimento escolar de 50 por cento das crianças de zero a três anos. de acordo com o PNE, essa meta deveria ser atingida em 2024, mas apenas em 2042 o Brasil deve conseguir oferecer creches para metade das crianças brasileiras nessa faixa etária. hoje, há um déficit de três mil vagas nas escolas de educação infantil – disse a senadora.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)