quinta-feira, 28 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Programa Nascentes permite converter multas em serviços | São Paulo

27/02/2018
in São Paulo

O Programa Nascentes, que engloba ações de 12 secretarias do São Paulo, continua a articular os envolvidos nos trabalhos de restauração ambiental em 2018, com destaque para a conversão de multas em serviços ecológicos. A possibilidade de conciliação após os autos de infração gera benefícios para quem possui passivos no setor.

Um exemplo bem-sucedido em negociações do tipo é da empresa Cocal, que atua no ramo sucroenergético e foi a primeira a solucionar todas as multas por meio de negociação no âmbito do projeto. De acordo com o diretor de Pessoas da organização, Ruben Guimarães, a conversão de multas representa uma grande oportunidade para resolver o passivo, inclusive pela possibilidade de obter descontos e atenuantes no processo, fortalecendo a restauração das Áreas de Preservação Permanente.

“Já estávamos em contato com a Secretaria do Meio Ambiente para a inclusão de um projeto de restauração. Por isso, ao surgir a oportunidade de adesão ao programa e a renegociação das infrações, fomos os primeiros do nosso segmento a solicitar a adesão. O trâmite foi muito transparente e rápido. Percebemos que todos estavam com o mesmo objetivo: investir no meio ambiente e melhorar o nosso Estado”, explica o diretor de Pessoas da Cocal.

Conciliação

Até 90% do valor consolidado da multa podem ser convertidos em serviços ecológicos, por meio da restauração ambiental do Programa Nascentes. Após a conciliação, são adotados procedimentos como a possibilidade de parcelamento do valor, além da reeducação e prestação dos serviços, como o plantio de mudas. A empresa deve firmar um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, em que se compromete a realizar a restauração.

O documento assinado especifica a quantidade de hectares a serem restaurados e as medidas para recuperação da área degradada. Ao realizar a conversão de multas, pode-se dar sequência a um estudo pré-aprovado, cadastrado na “Prateleira de Projetos” do Programa Nascentes, ou criar o próprio plano no prazo de 90 dias (prorrogáveis).

De acordo com Guimarães, um processo que poderia seguir no Poder Judiciário ao longo de anos foi resolvido em tempo reduzido, evitando a execução dos autos de infração. “É uma relação em que as partem só têm a ganhar. Seguindo o nosso planejamento estratégico, percebemos que precisaríamos fazer ainda mais. Assim, nós nos comprometemos a plantar dez hectares voluntariamente”, destaca.

Parcerias

Para ampliar a participação das empresas privadas nas iniciativas de restauração ecológica em São Paulo, o Protocolo Etanol Mais Verde, assinado em 2017, ganha destaque ao tratar da proteção de matas ciliares, além das ações para conservação do solo. Uma das signatárias do acordo, a União da Indústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica) também une esforços em prol da preservação do meio ambiente. “O setor tem histórico de colaboração com o Governo do Estado. Cerca de 90% da colheita da cana-de-açúcar já estão mecanizados e ressaltamos a importância da conversão de multas ambientais em ações para a proteção ecológica”, afirma a diretora-presidente da Unica, Elizabeth Farina.

Além disso, o Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético surgiu como uma parceria inédita entre o São Paulo, representado pelas Secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento, e o ramo, representado pela Unica e pela Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), com o objetivo de criar mecanismos para estimular e consolidar o desenvolvimento sustentável da produção e da indústria da cana no território paulista. Firmado em 2007 com a Unica e em 2008 com a Orplana, a parceria vem colhendo resultados positivos.

“De fato, é uma relação ganha-ganha entre os diversos atores ambientais, o que permite uma aproximação dos envolvidos na cadeia produtiva do ramo”, acrescenta a diretora-presidente da Única. Ao estabelecer um padrão para as usinas e fornecedores de cana-de-açúcar, o documento proporcionou ganhos ambientais para todo o Estado, principalmente para as regiões canavieiras. O compromisso de usinas e associações de fornecedores de cana-de-açúcar com a sustentabilidade da produção é reconhecida por meio do Certificado Etanol Verde, renovado anualmente.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/conversao-de-multas-em-servicos-ambientais-e-destaque-do-programa-nascentes

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.