Gerente da divisão de saúde do homem promete novidades em 2018 (foto: Júnior Aguiar)
Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres devido ao descuido com a saúde.
A resistência de ir ao médico regularmente ou a demora pela procura por cuidados mesmo doentes são alguns exemplos. Resultado desse hábito é que muitas vezes, a doença já está em estágio avançado.
Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde do Homem, realiza ao longo de 2018 em todo o estado, ações de conscientização da saúde do homem, oficinas de prevenção, distribuição de materiais educativos, entre outros.
Mas a grande novidade para esse ano, é que além de consultas médicas do estado e outros procedimentos de atenção à saúde, a intenção de ampliar o serviço de prevenção ao câncer da próstata na Policlínica do Tucumã. Outra ação prevista para o ano é continuar com a realização de cirurgias de vasectomia, que já são oferecidas e já foram realizados 50 procedimentos cirúrgicos.
A intenção é justamente quebrar a resistência que o homem tem em procurar por tratamento a saúde. O objetivo é fazer com que a população masculina no estado, que segundo o IBGE é de quase 370 mil homens, possa envelhecer saudável e com mais qualidade de vida.
A nova gerente da divisão de saúde do homem da Sesacre, Jocelene de Souza, diz que a procura por esses procedimentos no estado tem crescido e destaca sobre a expectativa para as ações e implantações de novos serviços que acontecem esse ano.
“Estamos querendo trabalhar o homem para que eles procurem mais as unidades de saúde, queremos chegar também aos municípios para que tenham mais cuidado com a própria saúde. Hoje ainda falta informação para a população masculina de como se cuidar, e é isso que nós queremos, informar ainda mais da importância de o homem procurar as unidades de saúde”, destaca Jocelene.