O secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, junto com representes dos Conselhos de Segurança (Consegs) de vários municípios e de bairros da capital, discutiu sobre a atuação das companhias comunitárias, no Estado.
A reunião realizada na manhã desta terça-feira (27.02), no Auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa, foi intermediada pelo deputado Wancley Carvalho que preside a Comissão de Segurança Pública da Casa de Leis, na ocasião representado pelo deputado Adriano Silva.
Gustavo destacou o trabalho da Gerência Comunitária, que fortalece os conselhos no diálogo com a sociedade. Ele cita que essa troca de experiência é importante para as políticas públicas. “Nosso foco é especializar as unidades de segurança e desenvolver um trabalho mútuo com as companhias comunitárias, por meio dos Consegs. A união faz a força, por isso, é importante o apoio de todos nesse processo”.
Ainda em seu discurso o secretário ressaltou a repressão qualificada aliada à prevenção primária, mais os investimentos na inteligência e o trabalho integrado entre todas as unidades da segurança, com foco na redução dos índices criminais em Mato Grosso.
O deputado Adriano Silva, frisou a importância de ouvir a sociedade. “São as pessoas que estão na ponta, por meio dos Consegs que estimulam o diálogo e promovem a integração”. O deputado se colocou à disposição em contribuir com encaminhamentos junto ao Poder Executivo ou por meio de projetos de Lei.
Durante a reunião estiveram presentes o vereador de Cuiabá e delegado, Marcos Veloso, e representantes dos Consegs de Itaúba, Dom Aquino, Sinop, Poconé, Peixoto de Azevedo, Barão de Melgaço, Ipiranga do Norte e Rondonópolis, além de Cuiabá – São João Del Rei, Bosque da Saúde, Planalto, Boa Esperança, Ribeirão do Lipa, CPA e Jardim Vitória. Além dos representantes da União dos Conselhos Comunitário de Segurança de Mato Grosso.
Ao fim da reunião ficou acertado uma reunião ampliada, no mês de março, para dar continuidade as discussões.