A oitava edição do Fórum Mundial da Água, que Brasília vai sediar de 18 a 23 de março, conta com 7,5 mil congressistas confirmados até agora. O encontro internacional ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Informações sobre o evento, como o funcionamento da Vila Cidadã — que será aberta ao público —, foram divulgadas na tarde desta quinta-feira (1º) pelo governador Rodrigo Rollemberg e o diretor-presidente da Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Paulo Salles.
De acordo com a organização, os já inscritos representam 150 países, como Japão, Israel, México, Itália, Etiópia, Estados Unidos e Turquia. A expectativa é que o evento reúna 10 mil congressistas de 160 países.
Fórum Mundial da Água
O governador destacou ações que são inéditas no fórum da edição de Brasília: a Vila Cidadã, a reunião de parlamentares de todo o mundo e o encontro de juristas e procuradores.
“Queremos que Brasília aproveite ao máximo para darmos um salto qualitativo na nossa relação com a água”, ponderou Rollemberg.
Para acessar a vila, bastará se credenciar gratuitamente. No local, são esperadas cerca de 30 mil pessoas. Ela será aberta em 17 de março (sábado), às 9h30, um dia antes do fórum. Diariamente, mil alunos de escolas públicas farão visitas guiadas no espaço.
Na Vila Cidadã, que ficará no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, haverá exposições, debates sobre água e atrações culturais. A estrutura contará com palco, estande multiuso, mostra e os espaços Brasília e Criança Candanga.
O que é o Fórum Mundial da Água
Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.
Leia também
Fórum Mundial da Água 2018 prorroga segundo lote de inscrições
Fórum Alternativo Mundial da Água será no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da ANA.
O fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).
8º Fórum Mundial da Água
De 18 a 23 de março
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Inscrições abertas no site oficial do evento
Aguarde mais informações e a galeria de fotos.
Edição: Raquel Flores
Centro de Convenções Ulysses Guimarães Estádio Mané Garrincha Fórum Alternativo Mundial da Água Fórum Mundial da Água 2018 Rollemberg vila cidadã