sábado, 12 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Segurança pública terá sessão temática do Senado na próxima terça-feira

02/03/2018
in Política

O Plenário do Senado realiza, na próxima terça-feira (6), uma sessão temática sobre  segurança pública. O tema foi apontado como prioridade do Senado para o ano de 2018 pelo presidente da Casa, Eunício Oliveira, na abertura do ano legislativo. A sessão temática, que será interativa, está marcada para as 13h30.

Dez convidados deverão falar sobre o tema por dez minutos cada um. Depois, cada senador poderá usar a palavra por cinco minutos para fazer perguntas ou colocações. Até agora, quatro convidados confirmaram presença, entre eles o ministro Raul Jungmann, da recém-criada pasta da Segurança Pública.

Também estão confirmados o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio Lima; o conselheiro César Barreira, da Universidade Federal do Ceará e do Laboratório de Estudos da Violência; e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, José Robalinho.

Pessoas de todo o Brasil também terão a chance de participar com perguntas por meio do Portal do e-Cidadania ou pelo Alô Senado (0800 612211).

A iniciativa de pedir a sessão foi do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Ele apresentou requerimento (RQS 10/2018) à Mesa do Senado, mas o pedido foi aceito de ofício pelo presidente, ou seja, sem a necessidade de deliberação.

– Precisamos debater um tema tão relevante e tão importante para as pessoas poderem transitar livremente neste país. É o nosso papel fazer aqui esse trabalho em reposta ao que as ruas e os cidadãos deste país nos cobram — disse Eunício.

Projetos

Em 2018, três projetos que estavam na agenda de prioridades da área de segurança pública já foram aprovados pelo Senado. O PLS 32/2018 – Complementar, obriga a instalação, em 180 dias, de bloqueadores de sinal de telefones celulares em penitenciárias e presídios. Do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), o texto atribui à União a responsabilidade pela instalação dos equipamentos com recursos do Fundo Penitenciário (Funpen) e apoio dos estados e Distrito Federal.

Também foi aprovado em 2018 projeto que impede o contingenciamento de créditos orçamentários programados para o Funpen (PLS 25/2014 — Complementar).  Criado em 1994, o fundo  destina recursos para a gestão do sistema prisional e financia atividades de manutenção. Apesar dos mais de 20 anos de criação, os repasses de recursos que custeiam o fundo ainda enfrentam obstáculos, daí a necessidade do texto, de acordo com a autora, Senadora Ana Amélia (PP-RS).

Também foi aprovado projeto estabelecendo que a Polícia Federal poderá se responsabilizar pela investigação de crimes praticados por organizações paramilitares e milícias armadas, caso se comprove o envolvimento de agente de órgão de segurança pública estadual. O PLS 548/2011 é do ex-senador Marcelo Crivella, atual prefeito do Rio de Janeiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/03/02/seguranca-publica-tera-sessao-tematica-do-senado-na-proxima-terca-feira

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.