quarta-feira, 27 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Nova diretoria do Cedca é empossada

05/03/2018
in Mato Grosso

A defesa e o cumprimento do estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990), que completa 28 anos em 2018, foi a tônica da posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT), colegiado vinculado A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), biênio 2018/2019, que ocorreu na última sexta-feira (02.03). A cerimônia empossou 16 titulares e seus suplentes, representantes de associações da sociedade civil organizada e representantes governamentais indicados por sete Secretarias de Estado.

O artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), preconiza que é “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Durante a cerimônia, a titular da Setas Monica Camolezi falou sobre a importância do conselho como um espaço de construção coletiva e de controle social. “O Cedca tem um papel fundamental na sociedade e no processo de formulação de políticas públicas voltadas à infância. Além disso, é o Cedca que recebe as demandas específicas dos municípios, dá voz a eles, e todos nós, juntos, trabalhamos para que isto retorne aos municípios em forma de ações efetivas”, afirmou.

A secretária destacou as ações da pasta para o fortalecimento dos conselhos tutelares e defesa das famílias como base de formação social. Monica Camolezi anunciou também a aquisição de um veículo para cada conselho municipal, além de computadores e impressoras. O termo já foi assinado e o processo está em fase de licitação.

imagem05-03-2018-18-03-26

 “O Governo do Estado está trabalhando para dar melhores condições para os conselhos tutelares e está realizando um movimento em prol da família em Mato Grosso, que envolve uma serie de estratégias, entre elas o Programa Pró-família e ações intersetoriais de proteção à primeira infância. Isso nos inspira e nos move e sabemos que ainda temos muito a avançar nesse sentido”, reforçou a gestora que também é assistente social.

A presidente do Cedca biênio 20016/2017, Cleidi Souza, falou sobre as conquistas do conselho no período e os desafios para a próxima gestão. Entre os avanços, ela destacou a criação do Fórum de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso (Foca-MT), espaço de empoderamento e protagonismo de crianças e adolescentes na discussão e formulação de políticas públicas de seu interesse. Outro destaque foi o estreitamento da relação do conselho com a Setas e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), parceiros em diversas ações.

O presidente do TJMT, desembargador Rui Ramos, esteve presente na cerimônia e falou sobre o contexto de vulnerabilidade a qual muitas crianças e adolescentes estão expostos e a responsabilidade de todos com a defesa da infância. “Temos que atuar juntos porque são o osso futuro, os que vão dar continuidade à vida e, portanto, qualquer poder instituído tem que obrigatoriamente desenvolver o maior esforço possível ao atendimento a essas pessoas. Esse esforço é o único meio para se obter aquilo que nós pretendemos que é trazer a infância e juventude para o bom caminho, para os bons valores. É nisso que devemos trabalhar diariamente”, afirmou o magistrado.

Nova Diretoria

Durante a primeira reunião ordinária do colegiado, realizada na tarde do dia 02 de março, foi definida a mesa diretora do Cedca. Após votação entre os membros, a representante da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Lindacir Bernardon, passa a ocupar a presidência do conselho. Já a representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Jennifer Josiane Jerônimo, é a vice-presidente.

Lindacir Bernardon destaca a importância da união para superar os desafios colocados. “É um grande desafio, mas estamos aí justamente para contribuir para as políticas públicas do Estado de Mato Grosso e amenizar tanto sofrimento que existe em relação à criança e ao adolescente. Queremos nos unir com as demais entidades e fortalecer esse trabalho para superar essas dores”, concluiu a nova presidente do Cedca.

A cerimônia ocorreu no auditório Licínio Rodrigues da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e contou também com a participação de representantes da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e de conselheiros tutelares da capital e de mais 14 municípios mato-grossenses.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9371108

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.