terça-feira, 15 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Primeiro comboio de ajuda desde aumento de ataques entra em Guta Oriental

05/03/2018
in Política

Um comboio humanitário entrou nesta segunda-feira (5) em Guta Oriental, o principal reduto opositor dos arredores de Damasco. Essa é a primeira carga de ajuda a esta zona desde a intensificação dos ataques por parte das autoridades sírias e de seus aliados em 18 de fevereiro.

O Escritório de Coordenação Humanitária da ONU (Ocha) na Síria informou no Twitter que a caravana estava entrando em Duma, a maior cidade de Guta Oriental, com assistência médica e alimentar para 27,5 mil pessoas.

O comboio foi organizado pela ONU, pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) e pelo Crescente Vermelho da Síria.

O OCHA denunciou que “não foi permitida a carga de muitas provisões sanitários para salvar vidas”, sem oferecer mais detalhes.

Anteriormente, o CICR tinha anunciado em um tweet que o comboio, composto por 46 caminhões, dirigia-se a Guta Oriental e que tinha chegado à zona da Al Wafidin.

Esta área separa Guta Oriental, sob o domínio de facções islâmicas e rebeldes, das partes sob o controle das forças governamentais nos arredores de Damasco.

Ontem, a ONU anunciou que tinha intenção de distribuir ajuda humanitária na segunda-feira em Duma.

Em um comunicado, o Ocha explicou que o comboio ia consistir em 46 caminhões com provisões alimentares e médicos com assistência para 27,5 mil pessoas.

O próprio coordenador humanitário do Ocha na Síria, Ali al Zaatari, lidera este comboio.

O Ocha assegurou que recebeu autorização para repartir assistência a um total de 70 mil pessoas em Guta Oriental e que recebeu garantias que, após o dia de hoje, poderá ter acesso de novo à zona em 8 de março.

O comboio de hoje é o primeiro que chega à região assediada desde 14 de fevereiro.

Guta Oriental é desde 18 de fevereiro alvo de bombardeios da aviação síria e russa, bem como da artilharia governamental, que causaram a morte de pelo menos 695 pessoas, de acordo com a última contagem do Observatório Sírio de Direitos Humanos.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: –

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-03/primeiro-comboio-de-ajuda-desde-aumento-de-ataques-entra-em-guta

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.