“Neguinho safado”. As palavras racistas proferidas por uma torcedora do Botafogo marcaram, no sábado, o segundo caso de injúria racial a Vinícius Júnior no Nilton Santos. O jogador disse que ainda não sabe se vai tomar providências. No entanto, se o relato estiver na súmula da partida, que estará disponível nesta segunda, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) pode tomar providências, com possível implicação do Botafogo. Já o Ministério Público, auxiliado pela TV, agiria contra a torcedora, identificada pelas imagens. O GLOBO tentou contato com ela, mas não obteve resposta.
O Botafogo não se manifestou. O Flamengo o fez nas redes sociais: “O drible tem que ser no ódio. A pedalada é pra cima da discriminação. A rabiscada é pra cima dos preconceituosos. E o cartão vermelho é para os racistas infiltrados no futebol e em toda a nossa sociedade.”
Até ontem, Vinícius Jr. não tinha procurado nenhuma delegacia para fazer a denúncia, mas ele pode fazê-lo a qualquer momento nos próximos dias.
Neste domingo, para a Rádio Globo, o procurador do TJD-RJ André Valentim disse que irá analisar o possível ato de injúria racial. No âmbito esportivo, o clube pode ser enquadrado no artigo 253-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que o responsabiliza pela atitude preconceituosa dos seus torcedores. Segundo o globoesporte.com, o quarto árbitro viu torcedores atirando objetos na direção do jogador rubro-negro. O Botafogo também pode ser punido por isso se o juiz tiver relatado o incidente na súmula.
TORCEDORA PODE SER PRESA
Na justiça comum, a mulher poderá ser condenada a até 3 anos de prisão, além de ter que pagar uma multa. Mas, para isso, precisa ser denunciada e identificada.
Este foi o segundo xingamento a Vinícius Jr. em um Botafogo x Flamengo. Em agosto do ano passado, a família do jogador estava em um camarote no Nilton Santos quando um homem os identificou e fez gestos racistas. O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) deteve o homem, que só saiu mediante pagamento de fiança. O caso corre em segredo de Justiça.
Em quarto no grupo C da Taça Rio, o Botafogo já volta a campo terça, contra o Bangu, em casa. Já o Flamengo, líder do B, irá a Volta Redonda enfrentar o Boavista na quinta-feira.
Fonte: O Globo Online