O Telessaúde lançou o Guia Virtual de Tuberculose na abertura do Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso (Cosems/MT) na manhã desta terça-feira (06.03). O evento segue até o dia 08 no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O programa Telessaúde, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), consiste em ofertar cursos, teleconsultas e telediagnósticos por meio de uma plataforma virtual, evitando com que pacientes se desloquem para outros municípios em busca de atendimento especializado.
Oberdan Coutinho, coordenador do Tele Educa MT, explica que o Guia Virtual de Tuberculose traz orientações tanto para toda atenção primária, secundária e terciária de vigilância das atividades da doença no estado de Mato Grosso. O Tele Educa MT é uma das vertentes do Telessaúde, responsável pela promoção da educação em saúde por meio de web aulas, web reuniões e cursos na modalidade EAD.
“O guia foi criado para atingir todos os profissionais de saúde e envolve desde como o médico deve proceder no diagnóstico, encaminhar o paciente, sintomas que vai buscar entender, além de informações que mostram indicadores mundiais, nacional e a situação epidemiológica da tuberculose em Mato Grosso”, detalha Oberdan Coutinho.
Acessado facilmente pelo endereço www.telessaúde.mt.gov.br, o material ainda traz vídeo-aulas com profissionais referência em tuberculose no estado. Todas as aulas que foram gravadas desde 2015 estão disponíveis no guia e podem ser assistidas tanto pelo computador, como tablet, tela de televisão e celular.
A presença da equipe do Telessaúde no Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso é uma estratégia importante para divulgação da ferramenta junto aos municípios.
É o que explica a coordenadora do programa, Maria Conceição da Encarnação Villa. “A nossa clientela está aqui, gestores equipe técnica dos municípios, momento que aproveitamos para mostrar mais o nosso trabalho, ofertar mais o nosso serviço e o contato direto com eles é de extrema importância para a expansão do Telessaúde em Mato Grosso e traz um retorno muito grande para o alcance do nosso trabalho nos municípios”.
Conceição reforça que o objetivo principal do Tele Educa é oferecer qualificação para os profissionais que estão nas unidades básicas de saúde e fala da importância de produtos como o Guia Virtual de Tuberculose.
“Quanto mais material a gente conseguir produzir, visual e virtualmente, por teleconferência, web aula, objetos de aprendizagem, e-books, melhor, porque a missão é garantir produtos de fácil acesso ao profissional, a fim de que ele possa fazer consultas à distância, de qualidade e que oriente os profissionais nas suas atividades do dia a dia.
Interior
O trabalho de divulgação do Telessaúde no interior de Mato Grosso é coordenado por Valdelírio Venites, um dos representantes da SES/MT na equipe do programa. Como coordenador de campo, Valdelírio, que tem sua base em Sorriso, no Norte do Estado, vem ganhando novas adesões a cada dia, tanto no corpo a corpo, percorrendo os mais distantes municípios do estado, como aproveitando eventos como o Encontro de Secretários Municipais de Saúde que acontece em Cuiabá.
Além do próprio coordenador de campo, participam do encontro vários apoiadores regionais , como Carlos Urbine Silva, de Sinop. Ele está fazendo atendimento aos participantes do evento interessados em tirar dúvidas ou conhecer mais sobre o Telessaúde.
“Os números apontam que o programa proporciona uma economia fantástica para o estado e municípios e ainda garante serviço humanizado para o paciente sem colocá-lo em risco ao buscar atendimento em outra cidade ou na capital”, pontua Carlos Urbine.