quarta-feira, 27 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Conselhos validam Plano Estadual de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas « Acre

07/03/2018
in Acre

Disponibilizado, inicialmente, para consulta pública, o Plano Estadual de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas (PPCCDQ) do Acre foi validado, nesta quarta-feira, 7, pelos Conselho de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Cemact), Conselho Florestal Estadual (CFE) e Conselho de Desenvolvimento Rural Florestal Sustentável (CDRFS).

imagem08-03-2018-00-03-17

O plano foi apresentado aos membros dos conselhos de Meio Ambiente, Floresta e Desenvolvimento Sustentável (Foto: Angela Peres/Secom)

O plano reúne as diretrizes que norteiam as estratégias, metas e ações do Estado no quadriênio 2017-2020, tendo como principal objetivo a redução do desmatamento ilegal e da degradação da vegetação nativa.

Nessa versão atualizada, o documento agrega as ações de controle e prevenção de queimadas e incêndios florestais, dando continuidade ao processo de implementação do Novo Código Florestal no âmbito do Cadastro Ambiental Rural (CAR), por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e do Projeto de Recomposição de Áreas Degradas e Alteradas (Prada).

“Temos a meta global de zerar o desmatamento ilegal até 2020 e reduzir significativamente as queimadas e incêndios florestais. O documento está dividido em três eixos: comando e controle, na parte de fiscalização e inteligência, o segundo é de incentivo à produção sustentável, especialmente em áreas abertas, e o terceiro eixo engloba ações de regularização fundiária”, explicou o secretário de Estado de Meio Ambiente e presidente do Cemact, Edegard de Deus.

Segundo a secretária-executiva da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), Vera Reis, o PPCDQ agrega, integra e moderniza ações antigas de comando e controle, permitindo que o Estado atue nesse novo cenário climático, em que há a predominância de eventos extremos, como as fortes secas que afetam e degradam a floresta.

Ainda se pretende que o documento contribua na execução da Estratégia Nacional para a Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa, proveniente do desmatamento e da degradação florestal, conservação dos estoques de carbono florestal, manejo sustentável das florestas e aumento de estoques de carbono florestal (REDD+) do Brasil.

Magaly Medeiros, diretora-presidente do IMC, observou que o plano é o principal instrumento para captação e recebimentos de recursos provenientes de REDD+. “Já temos vários projetos do Fundo Amazônia, em que o PPCDQ foi o instrumento balizador, e agora estamos na segunda fase do programa REM, com recursos do Banco Alemão KfW. Sem esse instrumento, não seria possível o aporte desses recursos”, salientou.

Produção sustentável

O plano também contribui para impulsionar a produção sustentável do estado, uma vez que estimula a utilização de áreas já abertas, bem como o uso racional dos produtos florestais madeireiros e não madeireiros.

No Acre, a setor produtivo e as políticas ambientais caminham juntos, é o que observa o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis. “Temos exemplos produtivos de sucesso, como a integração entre a lavoura e a pecuária, que resulta numa atividade sustentável”.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores do Acre (Funtac), Manoel José dos Santos, mais conhecido como “Cumaru”, a melhoria de vida dos agricultores familiares é oriunda da parceria entre Estado e comunidade. “Nós temos trabalhado em parceria e temos sido atendidos em nossas demandas. Por isso, é importância de estarmos aqui nesse momento de consolidação do plano”, afirmou.


imagem08-03-2018-00-03-26

(Foto: Angela Peres/Secom)


imagem08-03-2018-00-03-27

(Foto: Angela Peres/Secom)


imagem08-03-2018-00-03-28

(Foto: Angela Peres/Secom)


imagem08-03-2018-00-03-29

(Foto: Angela Peres/Secom)


imagem08-03-2018-00-03-30

(Foto: Angela Peres/Secom)


imagem08-03-2018-00-03-32

(Foto: Angela Peres/Secom)


imagem08-03-2018-00-03-33

O plano foi apresentado aos membros dos conselhos de Meio Ambiente, Floresta e Desenvolvimento Sustentável (Foto: Angela Peres/Secom)


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/conselhos-validam-plano-estadual-de-prevencao-e-controle-de-desmatamento-e-queimadas

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.