quarta-feira, 16 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Efraim Filho diz que projeto vai punir contrabando de produtos piratas

07/03/2018
in Política

imagem07-03-2018-11-03-18
Assista ao vivo

O deputado Efraim Filho (DEM-PB) destacou que a cassação da carteira do motorista que pratica contrabando e do registro de empresas que também cometam o crime vai agravar ainda mais a punição atual. Ele é autor do Projeto de Lei 1530/15, que trata do assunto e está em análise no Plenário da Câmara dos Deputados.

Contrabando é a importação ou exportação clandestina de mercadorias proibidas no Brasil – caso de produtos piratas. A punição prevista no Código Penal é reclusão de dois a cinco anos.

O deputado disse que a proposta busca uma punição administrativa para o crime, além de determinar a divulgação de mensagens contra o consumo de produtos piratas. Segundo ele, a medida a ser votada vai incluir também o crime de descaminho, que é a importação ilegal de produtos autorizados no Brasil. Para esse crime, o Código Penal determina reclusão de um a quatro anos.

Efraim Filho disse que os crimes podem parecer inofensivos – caso de DVDs, bolsas e roupas pirateadas – mas causam grave dano à sociedade. Ele destacou o caso dos cigarros pirateados.

“É um crime que é extremamente agressivo e nocivo à sociedade: ele financia o narcotráfico e o crime organizado; deteriora o mercado de trabalho formal; gera riscos à saúde e à integridade do consumidor; inibe investimentos; gera evasão de divisas fiscais que seriam importantes para aplicar na prestação de serviços públicos de qualidade”, disse o deputado.

Líder do DEM, o deputado Rodrigo Garcia (SP) destacou a previsão de que a norma seja divulgada e de que a penalidade também atinja as empresas.

Já o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) disse que é necessário alterar a proposta. “Somos favoráveis, mas temos alguma observação que será objeto de destaque em relação a equiparar a pena de quem for surpreendido em veículos com esse contrabando à do homicídio culposo, o que parece um forte desequilíbrio”, disse.

A pena prevista é de cassação da carteira de habilitação do condutor por cinco anos.

Mais informações a seguir

Acompanhe a transmissão ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/554167-EFRAIM-FILHO-DIZ-QUE-PROJETO-VAI-PUNIR-CONTRABANDO-DE-PRODUTOS-PIRATAS.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.