sexta-feira, 29 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo institui programa para evitar vulnerabilidade em procedimentos

08/03/2018
in Mato Grosso

O Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) publicou no Diário Oficial que circula nesta terça-feira (06.03), a Lei nº 10.690 que cria o Programa de Integridade Pública no Estado de Mato Grosso. O programa visa orientar e capacitar os servidores de órgãos, autarquias e fundações do Poder Executivo na implantação do Plano de Integridade.
 
O secretário do Gabinete de Transparência, Carlos Corrêa, explicou que o programa é um “guarda-chuva” que traz diversas medidas que, uma vez aplicadas, alcançam os resultados desejados para evitar situações que possam criar vulnerabilidade aos órgãos. “A primeira medida é o mapeamento de risco para detectar a vulnerabilidade do ambiente e dos processos para evitar desvios de conduta. O segundo foco é a ética, com treinamento forte no comportamento dos servidores. O terceiro passo é capacitação e o quarto é a divulgação do canal de denúncias e de orientação”, explicou.
 
Segundo Corrêa, o Programa de integridade está em funcionamento em alguns órgãos, como Detran-MT, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, apresentando resultados positivos. “Na Seduc, por exemplo, percebemos uma mudança no comportamento dos servidores que se sentem mais seguros em determinados procedimentos. No Detran, as diretrizes do Plano levaram a uma economia de recursos na questão da redução de valor do lacre veicular”, lembrou o secretário.

 

Plano de Integridade
 
É um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de prevenção, detecção e remediação de fraudes, irregularidades e desvios de conduta contrários ao interesse da Administração Pública.
 
“O objetivo principal do Programa é evitar os desvios de conduta. Não precisamos esperar que algo aconteça. Podemos antecipar e tomar medidas sanadoras para evitar os desvios de conduta ou até mesmo construir uma rotina de comportamento que possa contribuir para que isso não aconteça”, reforçou Carlos.
 
Ainda de acordo com o documento, o Programa de Integridade Pública será fomentado e implementado pelo GTCC, que oferecerá capacitação, material de apoio e suporte teórico e metodológico aos órgãos e entidades que aderirem ao programa. Além disso, o GTCC irá fiscalizar a existência e a efetividade dos planos de integridade implantados.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9383797

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.