A presença do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) no Gre-Nal do próximo domingo (11) movimenta ainda mais o clássico. O lado azul do confronto recebeu a Comissão de Arbitragem da CBF nesta sexta-feira (9), antes do treinamento no CT Presidente Luiz Carvalho, para uma palestra sobre a ferramenta. Apesar da experiência recente com o VAR em competições internacionais, os jogadores do Imortal interagiram com os instrutores e aproveitaram muito bem a oportunidade, sanando dúvidas sobre o protocolo.
O elenco e a comissão técnica do Grêmio assistiram à apresentação preparada pelo instrutor-técnico de Árbitro de Vídeo da CBF, Manoel Serapião Filho, e o líder de Árbitro de Vídeo no Brasil, Sérgio Corrêa. Com a exibição de vídeos, os profissionais mostraram aos jogadores os lances em que o VAR poderá ou não interferir. A atividade durou cerca de 30 minutos.
Ídolo da torcida e um dos principais líderes do elenco Imortal, o zagueiro Geromel elogiou a iniciativa. Para o defensor tricolor, a conduta passada pelo protocolo de uso da ferramenta ajuda na formação de uma sociedade melhor.
– Vejo que serve de exemplo não só para nós jogadores, mas também para formar cidadãos e pessoas mais honestas, algo que está faltando no nosso Brasil. É um exemplo bom de uma tecnologia nova que vem para melhorar o futebol. Aceitamos bem e acho que vai melhorar muito as condições dos jogos – destacou.
No lado vermelho do clássico, válido pelo Campeonato Gaúcho, o elenco do Internacional vai receber a Comissão de Arbitragem da CBF para acompanhar a mesma palestra exibida no Grêmio e tirar dúvidas sobre o Árbitro de Vídeo na manhã deste sábado (10). A atividade ocorrerá no CT do Parque Gigante.