domingo, 27 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Itumbiara comemora 48 anos nesta sexta-feira

09/03/2018
in Confederação Brasileira de Futebol

O Itumbiara Esporte Clube comemora 48 anos de história nesta sexta-feira (9). Na década de 60, Itumbiara possuía duas equipes de futebol, que proporcionavam o clássico denominado NAGO (Nacional X Goiás). O Goiás, não conseguindo acesso a 1ª divisão, e o Nacional amargurando a queda para 2ª divisão, levou o Sr. Modesto de Carvalho (membro da diretoria do Nacional), a mobilizar a junção dessas duas equipes com o objetivo de criar uma nova equipe. 

No dia 4 de março de 1970, o Nacional Esporte Clube e o Goiás Esporte Clube reuniram-se para tratar do afastamento de ambos das atividades profissionais junto à Federação Goiana de Futebol, cedendo seus patrimônios a títulos de empréstimos à nova entidade que surgia: o Itumbiara Esporte Clube. No dia 9 de março de 1970, desportistas, sócios do Nacional e do Goiás, reuniram-se no Salão Paroquial da Catedral de Santa Rita para fundar a nova agremiação. Para comemorar o surgimento do Gigante do Vale, realizou-se um jogo amistoso no dia 18 de março de 1970 contra a equipe do Floresta de Uberlândia, com o resultado terminando em 3 a 3. O primeiro gol da equipe  foi marcado por Lindomar Martins da Silva, o “Lindomar da Pedreira”.

Após várias partidas amistosas no preparativo para o campeonato goiano, o Itumbiara fez sua estreia na competição no dia 4 de junho de 1970, jogando em casa com o América de Morrinhos. O confronto terminou empatado, em 1 a 1, onde Manezinho Garrote foi o autor do primeiro gol em partidas oficiais da equipe. O Gigante do Vale se tornou campeão Goiano pela primeira vez em 2008. Primeiro título da história do Itumbiara. O time de Paulo César Gusmão aproveitou da vantagem construída no jogo de ida – 1 a 0 –, e matou a final nos contra-ataques. Aplicou 3 a 0 no Goiás, no Serra Dourada. Landu e Basílio (2), marcaram.

Com 255 pontos, o Itumbiara Esporte Clube ocupa a 157ª posição do Ranking Nacional de Clubes. A Confederação Brasileira de Futebol deseja muitas glórias e vitórias! 

Fonte: www.cbf.com.br/noticias/fala-federacao/itumbiara-comemora-48-anos-nesta-sexta-feira

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.