terça-feira, 8 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

OCDE elogia os estudos produzidos pela Instituição Fiscal Independente

10/03/2018
in Política

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) chamou atenção, em documento publicado em 28 de fevereiro, para a criação da Instituição Fiscal Independente (IFI), do Senado, que, desde 2016, “começou a produzir relatórios mensais de alta qualidade”. O relatório é intitulado Construindo um Brasil mais Próspero e mais Produtivo.

O documento da OCDE ressalta que o Brasil “obteve grande progresso em seu quadro fiscal, incluindo a recém-estabelecida Instituição Fiscal Independente (IFI), que tem publicado relatórios mensais de grande qualidade, com projeções e cenários fiscais”. O documento detalha ainda que o estabelecimento de uma instituição fiscal foi recomendado em edições anteriores do relatório da OCDE sobre o Brasil.

— Quatro relatórios da IFI foram citados ao longo do trabalho — destaca Felipe Salto, diretor-executivo da IFI.

FGV

Os cenários fiscais do país e o papel da Instituição Fiscal Independente (IFI), do Senado, também serão tema de evento que a ser realizado em 15 de março na capital paulista. Abertas a alunos e professores da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV), economistas e o público acadêmico em geral, as palestras serão feitas pelos diretores da IFI Gabriel Barros e Rodrigo Orair, e, também, por Felipe Salto.

Felipe Salto ressalta o interesse da FGV em discutir os cenários fiscais do Brasil à luz dos trabalhos da IFI, que produz relatórios mensais, notas técnicas e estudos especiais voltados para ampliar a transparência nas contas públicas, finalidade para a qual o órgão foi criado, no fim de 2016. Segundo o economista, serão apresentadas comparações com o que vem sendo feito em outros países. Ele afirma que órgãos foram criados em mais de trinta nações, ligados aos Poderes Executivo ou Legislativo, para garantir a independência de análises fiscais.

— No Reino Unido, Estados Unidos e Austrália, instituições como a IFI já trabalham para garantir estimativas, análises e projeções independentes do mercado. No Brasil, onde temos 11 regras fiscais vigentes, é importante que já há quase dois anos o país também possa contar com esse trabalho — disse Felipe Salto.

O economista avalia que o critério de escolha dos diretores é uma das garantias para a independência da IFI. Indicados pelo Presidente do Senado e pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), os especialistas são sabatinados para exercerem mandatos de durações diferentes.

Felipe Salto acrescentou que a Consultoria Legislativa do Senado demanda o aprofundamento de alguns temas pela IFI, que também recebe sugestões de tópicos dos senadores para suas publicações. O diretor-executivo informou  que são feitas reuniões com os presidentes da CAE e assuntos atuais são propostos para serem estudados pelo órgão, como a análise dos gastos em segurança pública que está em andamento agora.

— A equipe também se dedica a projeções de longo prazo e estudos do orçamento, que ajudam a perseguir a meta da responsabilidade fiscal das contas públicas. A iniciativa é um bem para o Parlamento e a sociedade — disse o economista.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/03/09/ocde-elogia-os-estudos-produzidos-pela-instituicao-fiscal-independente

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.