segunda-feira, 28 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Árbitro de Vídeo no Gre-Nal: experiência positiva

11/03/2018
in Confederação Brasileira de Futebol

A história está escrita. Na tarde deste domingo (11), os mais de 40 mil presentes no Beira-Rio e outros milhares de torcedores que acompanharam o Gre-Nal 413 viram o primeiro clássico com Árbitro de Vídeo do futebol brasileiro. A experiência com a ferramenta foi avaliada de forma positiva pelos seus operadores. 

No campo, Jean Pierre Lima, depois o substituto Jonathan Pinheiro, e os assistentes, Rafael da Silva Alves e Lúcio Flor, comunicaram-se com a cabine. Nela estavam presentes Rafael Traci, como Árbitro de Vídeo, e Ivan Carlos Bohn, como Árbitro Assistente de Vídeo, além do supervisor Manoel Serapião. Todos concordam que, quando a bola rolou, os atletas colocaram em prática o que foi passado nas palestras em cada clube e contribuíram para o melhor andamento da partida. 

– Tudo foi plenamente satisfatório. Ainda podemos fazer alguns ajustes. No futuro as câmeras podem ser ajustadas especificamente para o Árbitro de Vídeo e não para a transmissão. Mas hoje tudo nos satisfez e a gente se valeu disto. No lance do pênalti marcado, por exemplo, vimos pela câmera 1, pela 7, pela invertida e pela câmera 5 para constatarmos que realmente a falta aconteceu dentro da área. Então, vejo que foi tudo bem e o protocolo foi seguido da forma como deveria ser – afirmou.

Mesmo sem nenhuma mudança de decisão tomada no campo, Rafael Traci revisou alguns lances e conversou com os árbitros do clássico entre Internacional e Grêmio. Para ele, a comunicação com os parceiros do gramado foi perfeita.

– A gente espera que o VAR não precise atuar, mas estamos preparados para quando for necessário intervir. Fizemos um treinamento bem completo e, aqui neste jogo oficial, conseguimos colocar em prática tudo o que foi passado no curso de capacitação. O clássico é sempre mais quente, a gente sabe que pode ocasionar mais lances de revisões, então falamos com a equipe de campo algumas vezes e correu tudo como o planejado – acrescentou.

Assim como Rafael Traci, Ivan Bohn também realizou o curso de capacitação da CBF para o Árbitro de Vídeo em setembro do ano passado, na cidade de Águas de Lindóia (SP). Para Bohn, toda esta preparação fez com que a dupla chegasse para o Gre-Nal com confiança.  

– Houve um treinamento bom ano passado, mas é novidade para a gente ainda. Viemos focados para o jogo, sabendo do grau de dificuldade por ser um clássico, um dos mais disputados do Brasil, e devido ao treinamento que fizemos ano passado, chegamos seguros para atuarmos hoje. Nos primeiros minutos houve uma dificuldade com o operador, mas com o passar do tempo ficamos muito tranquilos e bem seguros – finalizou. 

Fonte: www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/arbitro-de-video-no-gre-nal-experiencia-positiva

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.