domingo, 31 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Evento reúne ex-gestores da Escola de Governo para discutir futuro da educação continuada

12/03/2018
in Mato Grosso

Um encontro entre atuais e antigos servidores, e gestores que estiveram à frente da Superintendência da Escola de Governo, desde quando o órgão era uma autarquia até os tempos atuais, marcou o encerramento da semana de comemoração de 10 anos da entidade que capacita servidores do executivo estadual. O encerramento foi realizado na última sexta-feira (09.03) na sede do órgão.

Histórias valiosas, que dão conta de explicar os passos que a Superintendência deu nos últimos 10 anos até o atual momento. Além de lembrar e avaliar o passado, o encontro debateu os desafios e o futuro do órgão com a intenção de encontrar ideias que contribuam para o aprimoramento da missão da instituição.

A secretária executiva de Gestão da Seges, Adriana Araújo Feitosa, conta que o aprimoramento e a valorização da formação dos servidores públicos passa também por conhecer o passado. Conforme a gestora, o debate abre novas perspectivas para o futuro da Superintendência e demonstra que o conhecimento estratégico é prioridade neste governo.

O secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Carlos Campelo, ressalta que o órgão está prestes a alavancar a sua atuação dentro do Estado e cita como fatores determinantes o aumento de cursos pelo cadastramento de mais de mil interessados em ser facilitadores da Escola, e da nova sede, que será inaugurada no Centro Político Administrativo.

“A Alameda Paiaguás que está em fase de licitação vai ser um marco para a Escola de Governo, que irá receber os servidores em uma sede ampla e moderna, com biblioteca, totalmente equipada, com vagas de estacionamento e bem localizada”, explica.

Além do aumento da oferta de cursos, a superintendência iniciou também a Academia de Novos Líderes, que capacita servidores para exercerem funções estratégicas dentro do Estado.

Para a atual superintendente da entidade, Débora Gagini, conhecer a trajetória da Escola de Governo sendo contada pelos ex-superintendentes foi enriquecedor. “Saber os desafios e ver os avanços e resultados, fez acreditar que é possível irmos mais longe, contribuindo verdadeiramente para melhoria do serviço público e a valorização do servidor”.

História

Professora por formação, Flores Terezinha, assumiu o comando da Escola de Governo em 1999 e trabalhou pela educação dos servidores até 2002. Ela conta que um dos maiores desafios da época foi a condução de concursos públicos, que fazia parte das atribuições da Escola. Foi nesta época que realizaram as inscrições pela internet, extinguindo as filas para inscrição que chegavam a dobrar o quarteirão.

imagem12-03-2018-21-03-18

Entre 2003 e 2010, o Coronel Almir Baliero protagonizou o período de transição da entidade que até então era uma autarquia, e passou a ser uma superintendência. Ele comenta que o orçamento autônomo e a possibilidade de fazer parcerias, eram os pontos fortes do antigo regime jurídico. O maior desafio, conforme Baliero, foi colocar a Escola entre tantas entidades já consolidadas como referência e a conquista da sede que abriga cursos até hoje.

Já em 2011, assumiu o servidor de carreira Jefferson Daltro que permaneceu até 2014. Ele ressalta que a Escola deve se fortalecer não só como um centro de saber, mas como um centro de lideranças, sendo olhada como ferramenta estratégica de governo. Ele ressalta a primeira pós-graduação realizada por Educação à Distância (EAD), capacitando pessoas de todas as localidades de Mato Grosso realizada na sua gestão. 

Joelson Matoso esteve em 2015 à frente da Escola e acrescenta que cursos com o propósito de qualificar para aumentar a produtividade e qualificar a gestão pública devem continuar. “O diferencial da Escola é lidar com pessoas, com vidas, e não apenas com papéis e processos”, conta.  Matoso foi sucedido em 2016 por Maricilda Nascimento.

Também esteve presente no evento Paulino Yoshida, que esteve à frente da superintendência em 2017. Na ocasião, falou sobre o aprendizado durante o período e agradeceu a equipe.

A superintendência foi criada por meio da Lei Complementar n° 310 de 10 de março de 2008, e tem papel de destaque na capacitação e melhoria dos serviços prestados por todos os servidores estaduais.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9417465

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.