domingo, 13 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

ABATE DE SUÍNOS | Depois de oito anos, Mafir volta abater suínos | RORAIMA

14/03/2018
in Roraima

Foto  ABATE SUINOS 2

Sem abater suínos por oito anos, o Mafir (Matadouro Frigorífico Industrial de Roraima) conseguiu o SIE (Selo de Inspeção Estadual) para realizar o serviço em Roraima. A medida, que atende a uma determinação da governadora Suely Campos, foi expedida pela Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado) na manhã de terça-feira, 13.

De acordo com o presidente-interino da Codesaima, Deyvison Corre, o Matadouro precisou passar por algumas adequações técnicas para conseguir realizar o serviço de abate de suíno. “Os veterinários da Aderr, acompanhados por diretores da Codesaima, avaliaram a estrutura física do Mafir, que passou por adequações para o abate de suínos”, lembrou.

Ele disse ainda que o retorno do abate de suínos vai contribuir, principalmente, para a geração de emprego e renda para pequenos, médios e grandes produtores. “Essa foi uma conquista do Governo do Estado, que se esforçou para garantir que os produtores de suínos pudessem comercializar os produtos, aumentando a geração de emprego e renda em Roraima”, destacou.

Até esta semana, o Mafir estava realizado apenas o abate de bovinos, para atender a grande demanda do mercado consumidor do Estado. Em um segundo momento terá início o abate de ovinos e caprinos. “O Matadouro será o único frigorífico habilitado ao abate destes animais no Estado, proporcionando aos criadores de suínos, condições legais para abastecer 100% do mercado local”, assegurou o presidente interino.

O diretor de Inspeção Animal da Aderr, Vicente Barreto, disse que os abates dos suínos seguirão normas sanitárias da legislação e as carcaças receberão o SIE, emitido pela Aderr. “Com a inspeção mais eficiente quem ganha é a população que estará consumindo uma carne suína mais sadia, evitando a transmissão de algumas doenças”, explicou.

Ele ressaltou também a importância dos cuidados que o matadouro terá com o animal na hora do abate. “Outra questão que nos causa preocupação é quanto a maneira que os animais são abatidos. Com a estrutura adequada, evita-se o sofrimento do animal ao ser abatido”, frisou.

CAPACIDADE DE ABATE – Atualmente, o matadouro tem capacidade de abate de 250 suínos por dia e estima trabalhar em capacidade máxima já no segundo semestre.

“O principal objetivo da Codesaima é oferecer à população roraimense, proteína animal de qualidade, certificada, garantindo à sociedade produtos de excelência”, disse Denylson.

REUNIÃO COMERCIAL – No inicio do mês, a equipe da Codesaima se reuniu com representantes da Aderr e criadores de suínos do Estado, para tratar da apresentação dos procedimentos para o abate de suínos. “Foi realizada uma palestra com orientações quanto ao cadastro das propriedades rurais para emissão das GTAs [Guias de Transporte Animal] junto a Aderr”, informou.

PROCEDIMENTOS – Para realizar o abate de suínos no Mafir, os produtores precisam se dirigir a um dos escritórios da Aderr, que está presente nos 15 municípios do Estado. “Os criadores têm que emitir o GTA na agência [Aderr]. Depois disso, eles podem levar os os animais para o matadouro, que realiza uma inspeção final antes de dar início ao abate”, explicou Vicente.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=4182

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.