terça-feira, 2 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Interno do sistema socioeducativo é aprovado na UFMT e serve de exemplo

15/03/2018
in Mato Grosso

A | A

Mesmo diante de adversidades, o estudante A.S.G.J. de 18 anos, que cumpre medidas socioeducativas no complexo do Pomeri, conseguiu ser aprovado e matriculado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para o curso de bacharelado em Física para este ano letivo.

Para obter notas suficientes e ser alçado ao curso superior, o jovem aproveitou o Projeto Educar, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), que norteia as ações pedagógicas a serem desenvolvidas nas unidades escolares que atendem o estudante em cumprimento de medidas socioeducativas – a EE Meninos do Futuro.

Os obstáculos foram vencidos graças ao empenho do estudante que conseguiu superá-los demonstrando que, mesmo segregado dentro de um ambiente vulnerável, é possível obter notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estudar numa universidade pública. Seu exemplo pode ser seguido pelos demais internos do Sistema socioeducativos. 

A.S. chegou no ano passado ao Pomeri, quando aproveitou a chance de estudar, fazendo o teste no estágio inicial. Em seguida, passou pelo intermediário e seguiu para o avançado e pode aprimorar os conhecimentos. Com os estudos, o estudante acredita na oportunidade de um recomeço, repleto de inúmeras possibilidades.

Aos profissionais da escola, ao receber a notícia de aprovação no curso de bacharelado, o estudante chegou a admitir que estava surpreso em ter acesso ao ensino superior, mas adiantou que não vai desperdiçar a chance.

De acordo com A.S., os colegas também comemoraram e ele serviu de referência – os que estão no estágio avançado de estudo da EE Meninos do Futuro também almejam estudar numa universidade.

Os educadores citam a educação como um caminho de esperança e resgate, deixando um recado para a impossibilidade – tudo é possível. Eles lembram que desenvolvem um excelente trabalho com os estudantes da unidade, fatos comprovados com os resultados de aprovações no IFMT, UFMT e de premiações em concursos de redações.

No entendimento dos profissionais, o caso de A.S. deve ser um divisor de águas para dar início a esse processo, constituindo experiências e mudanças que apontem para novas direções para os adolescentes, dentro dos padrões sociais aceitos.

O secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes de Sousa, acredita que a prática pedagógica deve criar condições efetivas para a construção de experiências significativas na vida dos diferentes atores sociais envolvidos no processo pedagógico.

“Com isso, atendendo de forma humana, solidária e fraterna todos os educandos que se encontram privados de liberdade. É nessa perspectiva que a Seduc desenvolve sua proposta pedagógica, pautada na educação inclusiva e de qualidade, a qual possibilita a transformação social”, destaca.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9436753

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.