terça-feira, 2 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Agroindústria familiar e de pequeno porte está isenta de taxas da Sema

16/03/2018
in Mato Grosso

As pequenas instalações destinadas ao abate e/ou processamento e à industrialização de produtos de origem animal e vegetal terão a garantia de comercialização dos produtos com inspeção municipal por meio do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte de Mato Grosso (Susaf-MT). Criado pela lei estadual 10.502/2017, o programa terá uma gerência composta por servidores Secretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária (Seaf), do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), sendo vinculado à primeira.

Os empreendimentos que se enquadram no programa, conforme parâmetros de volume de transformação definidos em lei, terão isenção de taxas e emolumentos da Sema. Também compete ao órgão ambiental orientar os serviços de inspeção municipal e as agroindústrias familiares para garantir o cumprimento das normas ambientais vigentes. Outra vantagem para os pequenos, é a simplificação do licenciamento.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, a iniciativa do Governo de Mato Grosso ratifica o empenho em garantir a inclusão da agricultura familiar no processo produtivo. “Nesse sentido, a Sema abraçou a causa por acreditar na importância de darmos a devida atenção aos agricultores familiares para que estes produzam, seguindo a legislação ambiental, e possam ter acesso a novas linhas de crédito e agregar valor ao produto”, defende o gestor.

A iniciativa do Governo de Mato Grosso em instituir o Susaf-MT integra o conjunto de ações do eixo Incluir da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI). Lançada durante a 21ª Conferência das Partes (COP-21), em Paris, o projeto nasceu de uma construção coletiva entre poder público, entes privados e sociedade civil organizada. O objetivo é captar recursos para o Estado de Mato Grosso com foco na expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, na conservação dos remanescentes de vegetação nativa, na recomposição dos passivos ambientais e na inclusão socioeconômica da agricultura familiar, além de gerar a redução de emissões e sequestro de carbono de 6 GTonCO2, mediante o controle do desmatamento e o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9442806

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.